Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2888
Título: A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NAS MULHERES RIBEIRINHAS EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS
Autor(es): NETO, JOAQUIM MAIA
Santana, Sônia Carvalho de
Palavras-chave: Prevenção Primária
Saúde da Mulher
Enfermagem
Saúde Pública
Relações Comunidade – Instituição
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: O câncer se configura como um conjunto de doenças que têm como característica em comum o crescimento exacerbado de células. O termo câncer é usado para representar um conjunto de mais de 100 doenças, incluindo tumores malignos de diferentes localizações. O câncer do colo do útero caracteriza-se como um importante problema de saúde pública mundial. Essa neoplasia está associada à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus Papiloma Vírus Humano, (HPV) especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais. Diante dessa premissa surgiu a posposta de conhecer a prevenção contra o câncer de colo de útero nas mulheres ribeirinhas nos municípios do interior do estado do Amazonas, apresentar como as ações de prevenção contra câncer de colo de útero estão sendo desenvolvidas e aplicadas pelo enfermeiro nas comunidades ribeirinhas. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliografia, com temática que visa evidenciar a importância a atenção à saúde da mulher e prevenção contra câncer de colo uterino na visão do enfermeiro. Realizou-se, uma pesquisa dos trabalhos publicados através da Biblioteca Júlio Bordignon, que dispõe de pesquisas em base de dados, como: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Além da legislação pertinente, teses e manuais afins. A saúde e qualidade de vida são, atualmente, dois fatores de constante preocupação da população em geral, desta da forma foi desenvolvida uma revisão de literatura voltado para atenção da saúde da mulher ribeirinha amazônica, pois são um povo que são esquecido pelo fato de estarem as margens de rio, igarapés, lagos e lagoas. Desta forma a atenção prestada ao povo ribeirinho, neste caso em particular, à mulher ribeirinha destaca a importância de facultar acesso a saúde até elas e traçar estratégias, delineadas onde o profissional enfermeiro cumpra seu papel gerando saúde, educação e prevenção para essas mulheres envolvendo informação contra o câncer de colo de útero.
Descrição: Apresentação Monografia ao curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA como requisito à obtenção do Grau de Bacharel em Enfermagem. Prof.ª Orientador: Ma Sônia Carvalho de Santana.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2888
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc Joaquim VERSÃO Final.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.