Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2837
Título: Relação das condições socioeconômicas com o número de óbitos por câncer de colo de útero
Autor(es): Vasconcelos, Keitty Samara Tomé
Lyra Junior, Paulo Cilas Morais
Palavras-chave: Câncer do Colo do Útero
Desigualdade Social
Descoberta Precoce
Data do documento: 2020
Resumo: O Câncer do Colo do Útero (CCU), é uma neoplasia que acomete milhares de mulheres em todo o mundo, na região norte do Brasil chega a ser o segundo tipo de câncer mais frequente, no estado de Rondônia não é diferente, quando se trata de mulheres que vivemem condições menos favorecidas esses números são ainda mais preocupantes. O exame preventivo Papanicolal é a principal estratégia paradetecção da doença. A desigualdade social tem influência direta, o acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde), é direito de todos, porém suas filas imensas, e a dificuldade de acesso para realização do exame preventivo tardão o diagnóstico, diminuindo as chances de cura já que a descoberta precoce eleva suas chances. A falta de conhecimento e o receio ao fazer o exame Papanicolal são fatores que aumentam ainda mais as taxas. O Papiloma Vírus Humano (HPV), é o principal agente etiológico causador dessa enfermidade, a faixa etária que o vírus se manifesta é entre 20 a 29 anos ou normalmente quando começa a vida sexual ativa. O presente estudo teve como objetivo Analizar os casos de mulheres portadoras de CCU, Identificar a prevalencia do CCU para cada periodo de 2015 a 2019. Foi realizado a coleta de dados pesquisa por diversos artigos, nas plataformas Google acadêmico e SCIELO e através da plataforma DataSUS.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2837
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEITTY SAMARA TOMÉ VASCONCELOS.pdf857,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.