Crianças com dificuldade de aprendizagem: a implicação da família
Resumo
Este trabalho tem como proposta compreender a implicação da família no processo Ensino-Aprendizagem dos filhos com Dificuldade de Aprendizagem, através de uma pesquisa bibliográfica. Trazendo à tona as mudanças que essa instituição passou ao longo do tempo, bem como as transformações que influenciaram a educação das crianças. Tendo como objetivo discutir a interface escola/família no processo ensino aprendizagem, tendo em vista que são as instituições formadoras de gerações, e a parceria entre elas só tem a contribuir no processo de aprendizagem.Outro objetivo é entender o processo de aprendizagem infantil bem como suas dificuldades e possíveis transtornos. Não haverá um aprofundamento nas dificuldades e transtornos, porém serão mensuradas questões pertinentes que contribuam para uma reflexão crítica em relação à família e a escola perante esses alunos. Trazendo a contribuição da psicologia como ciência que através do conhecimento deste profissional pode em sua atuação colaborar para que essas instituições atuem de maneira a deixar claro para essa criança que não cabe somente a ela o peso desse processo de aprendizagem. Conclui-se que a família é de fundamental importância na educação das crianças, com seu apoio e incentivo, proporcionando um ambiente facilitador, no qual seu papel de educar, auxilia no processo de escolarização e aprendizagem, assim a escola cumpre seu papel e a criança tem suas possíveis dificuldades de aprendizagem minimizadas.