dc.description.abstract | A idealização da presente pesquisa teve início a partir da observação nas aulas de estágio, onde grande parte dos alunos não participava das aulas de Educação Física (EF). A partir daí surgiu à necessidade de pesquisar por quais motivos esses alunos deixavam de participar. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, a qual foi realizada na Escola Ricardo Cantanhede da cidade de Ariquemes/RO. O instrumento para coleta de dados utilizado foi um questionário composto por 23 questões fechadas referente à desmotivação nas aulas de EF, sendo que cada questão apresentava 4 opções de resposta (nada, pouco, médio e muito). Foram recolhidos ao total 110 questionários respondidos, e para a análise e levantamento dos dados, foram utilizados 57 desses questionários, sendo esses 57, os que responderam de forma que expressavam apresentar desmotivação em relação às aulas. Sendo assim, este trabalho teve a pretensão de identificar os fatores associados à desmotivação desses alunos, analisar e sugerir possíveis maneiras de reverter essa situação pertinente nas aulas de EF, presente principalmente nas escolas públicas. A partir daí, foram encontrados alguns fatores, como o clima, a pouca habilidade para execução de determinados movimentos, a falta de diversidades de atividades propostas nas aulas, entre outros. | pt_BR |