dc.description.abstract | O presente estudo pretende explanar a importância dos Jogos Cooperativos dentro das aulas de Educação Física, para tal efeito, foi feito uma pesquisa bibliográfica ressaltando que, os jogos cooperativos unificados às modalidades esportivas, tendem a influenciar no bom desenvolvimento motor, emocional e social em alunos nas séries iniciais e fundamentais que frequentam as escolas. Igualmente, foi realizada uma diferenciação entre jogos cooperativos e competitivos, com o intuito de conhecer e estudar as atividades que realizam as crianças dentro da escola, também este estudo ressalta a importância das atividades cooperativas no tocante a aqueles alunos que se sentem menos favorecidos pela sua estrutura física, raça ou condições financeiras, ou seja, as excluídas dentro das aulas. As crianças ao praticarem atividades recreativas exploram a si mesmas e o ambiente ao seu redor, expandindo alegria, harmonia e se relacionando ou brincando entre elas. Os jogos cooperativos tendem a ser necessários quando suprem positivamente as carências das crianças, buscando a transparência do jogo, da recreação e da ludicidade, tendo como principal objetivo a inclusão social. Pretende-se demostrar neste estudo, que atividades aplicadas por profissionais capacitados, podem proporcionar um bem-estar acentuado, aprimorando o desenvolvimento psicomotor dos aprendizes nas escolas. | pt_BR |