A contribuição de práticas pedagógica lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos: O ensino de Química em questão
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Data
2017Autor
Filgueiras, Michele Roberta Da Silva Caetano
Metadata
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A pesquisa realizada trata-se de um estudo bibliográfico realizado através de pesquisa literária sobre a utilização de práticas pedagógicas lúdicas para o ensino de química para discentes surdos. Tendo como objetivo, verificar de que forma a utilização de atividades lúdicas auxilia aos discentes surdos no processo de ensino aprendizagem de química, adotou-se a metodologia de abordagem qualitativa de natureza descritiva. Discorrendo sobre o assunto identificou-se a relevância do lúdico no cotidiano da sala de aula, assim como a sua influência no processo de aquisição de aprendizagens, principalmente quando relacionada à educação especial. O desenvolvimento da pesquisa bibliográfica realizada nos leva a compreender que é brincando que o aluno organiza o mundo, domina papéis e situações se preparando para o futuro e que a ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos, sendo assim o papel do educador é de mediador e orientador das ações pedagógicas, valorizando o lúdico, como prática sócio-educativa no qual o aluno é ator e a escola é responsável pela formação e socialização. Quando relacionado à educação de surdo a ludicidade, quando bem trabalhada tem um papel mais instigante ainda, pois possibilita não apenas uma melhor compreensão da química, como também maior socialização dos alunos surdos com a escola.