dc.contributor.author | Neves, Elias Alves Bonfim | |
dc.creator | Brondani, Filomena Mª. Minetto | |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T18:11:04Z | |
dc.date.available | 2018-02-26T18:11:04Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1306 | |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de: Licenciado em Química. Profª Orientadora: Ms. Filomena Mª. Minetto Brondani. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao refletir sobre o ensino de química lecionado em sala de aula, percebe-se que tamanha é a evasão e a reprovação, sendo que para amenizar essa problemática, compete ao professor a utilização de métodos inovadores e significativos no processo de ensino-aprendizagem. Num contexto histórico, a Química está inteiramente centrada em estudos de natureza experimental. Nesse sentido, as atividades experimentais sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) como um método eficaz de ensino, podem e devem ser utilizadas como estratégias na criação de situações reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamento e investigação. Reações de oxirredução estão presentes em situações cotidianas e quando inseridas e argumentadas em sala de aula proporcionam uma melhor fixação do conteúdo. Desta forma, o estudo contextualizado de temas atuais torna-se favorável nesse processo. Este estudo propõe uma forma pedagógica de ensinar oxirredução utilizando materiais do cotidiano dos alunos, por serem acessíveis e de baixo custo, favorecendo a eles, a oportunidade de adquirir conhecimentos mais detalhados do conteúdo apresentado. Considera-se que o uso de experimentos práticos no ensino de reações de oxirredução contribui para um melhor aprendizado, uma vez que a nitidez do raciocínio lógico associado a um método eficaz de ensino aos educandos, trará equilíbrio às deficiências de aprendizagens preliminares, reforçando a noção de que a ciência do saber deve ser transmitida de modos diversos e contextualizados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Ensino de oxirredução | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência: aprendendo oxirredução através de experimentos utilizando maçãs | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |