ANALISANDO O ENSINO DE QUÍMICA-UMA AMOSTRA DA VISÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES-RO
Resumo
A desenvoltura do ensino-aprendizagem é de extrema importância durante a vida escolar do aluno, no qual o educador desempenha uma função essencial, utilizando em seu planejamento de aula a versatilidade ao ministrar uma aula de Química, fazendo uso de recursos presentes na instituição de ensino no qual exerce seu trabalho. Além disso, esse trabalho tem como finalidade Ilustrar a visão docente sobre o ensino da Química em escolas públicas do município de Ariquemes-RO. Este estudo é baseado na exploração da abordagem qualitativa e quantitativa como o objetivo de analisar as metodologias utilizadas pelos professores, identificar os recursos pedagógicos disponíveis na instituição para o ensino da Química e estabelecer relações entre o ensino da Química com a LDB, Diretrizes Curriculares do Ensino Médio e Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Para a execução desta pesquisa foi elaborado e aplicado um questionário como instrumento metodológico. O resultado deste estudo foi observado que embora os professores se sentem satisfeitos com os materiais pedagógicos disponibilizados, a carga horária do ano letivo, não é suficiente para a plena execução das atividades teórico-práticas para o desenvolvimento de um ensino aprendizagem eficiente, também a falta de suporte nas escolas para os professores ao fazerem usos dos recursos pedagógicos, como por exemplo, os laboratórios, além da insatisfação com a falta de valorização profissional por parte da sociedade e salarial por parte do governo, mostrando assim os déficits existentes ainda na educação pública do país.