dc.contributor.author | Pedroza, Fabio Vilhena | |
dc.creator | Brondani, Filomena Maria Minetto | |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T18:19:04Z | |
dc.date.available | 2018-02-26T18:19:04Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1310 | |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciado em Química. Profª. Orientadora: Msª. Filomena Maria Minetto Brondani | pt_BR |
dc.description.abstract | No ensino fundamental a introdução ao estudo de Química ocorre no 9º Ano, na área de Ciência da Natureza, conteúdo considerado complexo pelos alunos. Este estudo sugere alguns experimentos com a finalidade de contemplar as habilidades e competências que os alunos do ensino fundamental devem adquirir em relação ao conhecimento de Química preconizadas pelo Referencial Curricular do Ensino fundamental de Rondônia, além de discorrer sobre a importância da contextualização e do “empoderamento” pelo alunos do ensino fundamental em relação ao entendimento de conceitos fundamentais da Química para que no ensino médio possam acompanhar essa disciplina de forma satisfatória. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Química no ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Habilidades e competência | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Experimentos | pt_BR |
dc.title | Experimentos em química para o 9º ano do ensino fundamental fundamentados nas habilidades e competências preconizadas pelo referencial curricular de Rondônia - área de ciência da natureza | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |