Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
Resumo
O ensino de Química deve seguir orientações expressas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quais direcionam para um ensino contextualizado, de forma a exercer influências para a participação ativa do aluno e para o aproveitamento da informação mediante sua prática. Assim, reconhece-se que o professor tem que buscar novos diferentes recursos pedagógicos, para se alcançar o aprendizado significativo, fazendo com que o aluno tenha satisfação em aprender, tornando o ensino mais atrativo, por meio de atividades lúdicas e da utilização de redes interativas de maneira a propiciar interações críticas e reflexivas de natureza coletiva, em um ambiente agradável. Diante das diversas metodologias utilizada no processo de ensino aprendizagem, propor-se o uso de jogo lúdico como uma ferramenta didática para auxiliar os alunos do 3° ano a desenvolver com mais facilidade o aprendizado de química orgânica. A busca do ensino contextualizado depende muito da forma que o professor trabalha o conteúdo em sala de aula, pois o seu objetivo é formar cidadãos críticos para a construção de uma sociedade desenvolvida.