Esteroides anabólicos androgênicos como tema gerador de aprendizagem significativa no ensino da química orgânica na educação de jovens e adultos
Resumo
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) trazem uma bagagem de conhecimento de vida considerável e, neste sentido, elaborar metodologias que atendam esse público torna-se um desafio para os professores. A utilização de Esteroides Anabólicos Androgênicos como tema gerador de aprendizagem de funções e nomenclaturas de compostos orgânicos teve pôr o objetivo a contextualizar temas de química orgânica de forma interdisciplinar, ao mesmo tempo em que buscou alertar sobre os ricos causados pelo uso indevido dessas substâncias. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, realizada com 21 alunos de uma turma do terceiro ano EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Laurindo Rabelo, localizada no munícipio de Alto Paraíso, RO, Brasil, Utilizou-se como ferramenta metodológica os compostos constituintes nos anabolizantes (nandrolona, testosterona, progesterona, stanozolol, oxadrolona, trembolona e o clembuterol) para ensinar nomenclaturas e funções orgânicas, onde foram aplicados questionários para avaliar aprendizagem e a metodologia utilizada, as respostas foram quantificados em forma de gráficos. Constatou-se, pelos resultados obtidos, que a metodologia utilizada foi eficaz para o ensino- aprendizagem de funções e nomenclaturas de compostos orgânicos, sendo essa recomendada pelos alunos participantes da pesquisa.