HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO EM BUSCA DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/1630/CHIARATTO%2c%20Rosieli%20Alves%3b%20NEUHAUS%2c%20Anelise%20Arendt.%20HORA%20DE%20TRABALHO%20PEDAG%c3%93GICO%20COLETIVO%20EM%20BUSCA%20DA%20QUALIDADE%20NA%20EDUCA%c3%87%c3%83O.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Data
2010-05Autor
NEUHAUS, ANELISE ARENDT
CHIRIATTO, ROSIELI ALVES
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo focaliza, não só a importância como também a necessidade de um horário semanal para discussões, reflexões e estudo dos professores na própria instituição, o qual é previsto em lei. A Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo ou HTPC muitas vezes, é confundido, com um momento para colocar as correções em dia, escrever relatórios, enfim, atividades que podem ser feitas neste horário também, desde que o objetivo maior não seja ignorado: estudo, formação continuada, conhecimento das teorias da educação, busca coletiva para dificuldades em sala embasados em autores e troca de experiências. É a busca pela qualidade na educação de forma consciente. Elege através desta pesquisa, o Coordenador Pedagógico como ponto chave neste processo, incentivando, facilitando e colaborando com o docente na constante busca pela excelência de seu trabalho, potencializando a interação entre professor e aluno. Cabe a ele o planejamento e a efetivação destes momentos. Encerra citando casos que exemplificam a eficácia da HTPC e seus resultados nos alunos.