Implicações das manifestações de violência nas relações sociais e no clima escolar
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Data
2011Autor
Miranda, Maria Inês Ferreira
Delfino, Rosilâine Keffer
Debella, Biancacol
Restier, Renata Bentes
Barreto, Pedro Di Tárique
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Respondendo aos objetivos propostos constatou-se através dos resultados que os alunos fizeram uma avaliação positiva do bairro onde se situa a escola, contudo a parte externa dos colégios é percebida como o local mais violento do ambiente escolar. A distribuição por classe social dos alunos, que participaram da pesquisa desmentiu a idéia, que nas escolas públicas só estudam pessoas de baixa renda. Em relação à convivência entre os alunos no ambiente escolar, alguns estudantes afirmam que não gostam dos próprios colegas. É sabido que a rivalidade entre os adolescentes se torna um fator interno responsável pelo incremento e ou disseminação das violências no espaço escolar. O entendimento da realidade existente é primordial, quando o intento é aprimorá-la. Nesse sentido, a procura por identificar o clima escolar e as relações sociais em interface com a magnitude das manifestações de violência nas escolas em Porto Velho foi um passo importante para: compreender as características que envolvem esse fenômeno e construir ações e propostas que forneçam subsídios para formulação de políticas públicas cada vez mais eficientes em preservar o verdadeiro objetivo da escola – integração social.