Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMiranda, Maria Inês Ferreira
dc.contributor.authorDelfino, Rosilâine Keffer
dc.contributor.authorDebella, Biancacol
dc.contributor.authorRestier, Renata Bentes
dc.contributor.authorBarreto, Pedro Di Tárique
dc.creatorMiranda, Maria Inês Ferreira
dc.creatorDelfino, Rosilâine Keffer
dc.creatorDebella, Biancacol
dc.creatorRestier, Renata Bentes
dc.creatorBarreto, Pedro Di Tárique
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1679
dc.description1. Enfermeira Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP/ USP e docente do Departamento de Saúde Coletiva da UNIR. 2. Enfermeira formada pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. 3. Discente do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. 4. Mestre em Matemática e docente do Departamento de Matemática da UNIR.pt_BR
dc.description.abstractRespondendo aos objetivos propostos constatou-se através dos resultados que os alunos fizeram uma avaliação positiva do bairro onde se situa a escola, contudo a parte externa dos colégios é percebida como o local mais violento do ambiente escolar. A distribuição por classe social dos alunos, que participaram da pesquisa desmentiu a idéia, que nas escolas públicas só estudam pessoas de baixa renda. Em relação à convivência entre os alunos no ambiente escolar, alguns estudantes afirmam que não gostam dos próprios colegas. É sabido que a rivalidade entre os adolescentes se torna um fator interno responsável pelo incremento e ou disseminação das violências no espaço escolar. O entendimento da realidade existente é primordial, quando o intento é aprimorá-la. Nesse sentido, a procura por identificar o clima escolar e as relações sociais em interface com a magnitude das manifestações de violência nas escolas em Porto Velho foi um passo importante para: compreender as características que envolvem esse fenômeno e construir ações e propostas que forneçam subsídios para formulação de políticas públicas cada vez mais eficientes em preservar o verdadeiro objetivo da escola – integração social.pt_BR
dc.description.sponsorshipFaculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectviolênciapt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.titleImplicações das manifestações de violência nas relações sociais e no clima escolarpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples