Manifestações de violência e indisciplina nas escolas em uma capital da região Amazônica
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Data
2011Autor
Miranda, Maria Inês Ferreira
Delfino, Rosilâine Keffer
Debella, Bianca Col
Restier, Renata Bentes
Barreto, Pedro di Tárique
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os resultados comprovam que as práticas de indisciplinas e desinteresse dos próprios estudantes são apontados pelos próprios, como o maior problema da escola. O fenômeno da violência nas escolas foi bastante ressaltado. Em suma, os tipos de violência de maior incidência nas escolas de Porto Velho são as agressões verbais e as agressões físicas. Embora, pouco citado os resultados permitiram constatar o porte de arma de fogos ou brancas por parte dos alunos. Mesmo que as armas de fogo não sejam predominantes no ambiente escolar, sua presença é um fato revelador. Os resultados nos levam a reflexão e preocupação, que os pequenos delitos e incivilidades verificados como ameaças, exemplo de violência simbólica, pode desencadear em violência física e as próprias agressões físicas apresentam-se em um número considerável preocupante. A violência está presente e tem-se constituído em um forte inimigo do processo educativo. Não pode, de maneira nenhuma, ser ignorada. O presente estudo é uma iniciativa do observatório de violência nas escolas da Universidade Federal de Rondônia (OBSVI/UNIR), que desenvolve várias outras pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq no intuito de colaborar com as instituições públicas de educação e saúde, buscando soluções para as causas de violência nas escolas.