TCC - Física - Licenciatura
Navegar por
![A imagem da coleção](/xmlui/bitstream/id/f971f840-3ed1-4960-8945-b73d96462cba/oie_transparent%20F%c3%8dSICA.png?sequence=-1)
Submissões recentes
-
CONTEXTUALIZAÇÃO DE FÍSICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO O CURRÍCULO ESCOLAR DE RONDÔNIA
(2019-11)Para que se tenha uma educação de qualidade, os órgãos oficiais e a sociedade em geral, devem somar esforços na busca de melhor qualidade de ensino em todos os níveis. Este estudo de revisão bibliográfica versa sobre a ... -
USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CALORIMETRIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
(2019-10-29)Este estudo consiste em uma proposta metodológica que trata da realização de uma aula com um experimento para a explicação do conteúdo de Termologia, em específico a Calorimetria, com materiais alternativos e de fácil ... -
O USO DAS CIÊNCIAS FORENSES COM O TEMA TRÂNSITO COMO METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
(2019)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem de metodologias ativas tem como objetivo trazer as ações do cotidiano dos alunos para a sala de aula, os experimentos também são grandes aliados dos professores na ... -
METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA BOBINA DE TESLA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO
(2019-12-06)A utilização de metodologias práticas em sala de aula torna-se fundamental, vários estudos apontam a importância delas no processo de ensino aprendizagem, com isso o educador pode fazer uso de instrumentos metodológicos ... -
A ELETRODINÂMICA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DA FÍSICA
(2019-11-29)O professor ao apresentar os experimentos quer que o aluno conquiste autonomia no conhecimento, e para isso, é importante que haja a abstração do conhecimento também de forma prática, o que exercita o questionamento e a ... -
Proposta metodológica de abordagem prática da segunda lei da termodinâmica para o segundo ano do ensino médio.
(2018)A termodinâmica é um ramo de estudo da física que analisa e quantifica a relação de troca de calor resultante do trabalho realizado por um sistema, seu estudo possibilita uma compreensão das fontes de energia e sua ... -
Inserção da física moderna no ensino médio com ênfase no efeito fotoelétrico: uma proposta metodológica
(2018-07-06)Esse estudo tem como objetivo propor uma metodologia experimental que promova o ensino do Efeito Fotoelétrico de forma facilitada, com coerência e de maneira significativa para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com ... -
Construção de uma luneta caseira de baixo custo como eixo motivador para o ensino de astronomia
(2018)Foi realizado uma proposta para a construção de uma Luneta astronômica caseira constituindo de materiais alternativos e de baixo custo, como eixo motivador para o ensino de Astronomia na área de Física. A construção da ... -
Jogos e experimentos no ensino do eletromagnetismo: uma proposta metodológica
(2018)Este trabalho trata-se de uma proposta metodológica para facilitar o ensinoaprendizagem do Eletromagnetismo no ensino médio. Sabe-se que o avanço tecnológico atual, apresenta toda sua base na Física, porem é difícil para ... -
Ensino da física aplicada em eletrodinâmica como: uma proposta metodológica
(2018)A educação contemporânea trouxe para dentro das instituições de ensinos novos métodos e metodologias para facilitar e intermediar o ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo principal estabelecer o contado do ... -
Construção de uma lente como instrumento motivador para aprendizagem de óptica geométrica: uma proposta metodológica
(2018)Este estudo é uma pesquisa bibliográfica que evidencia uma proposta metodológica que prioriza a experimentação como ferramenta de auxílio ao professor em suas aulas de Óptica geométrica, a construção de uma lente de aumento, ... -
Válvula termostática: uma proposta metodológica ao ensino da primeira lei da termodinâmica
(2018)O estudo apresenta uma proposta metodológica para promover o ensino da primeira Lei da Termodinâmica de forma mais coerente e significativa no ensino da Física, para alunos do segundo ano no ensino médio com finalidade de ... -
Conservação de energia mecânica utilizando experimentos com materiais alternativos: uma proposta metodológica
(2018)O presente trabalho tem como finalidade propor uma proposta metodológica, afim de promover o ensino da energia mecânica e suas conservações, mostrar a realidade do perfil docente de física e defende a importância do trabalho ... -
Construção de um coletor solar de baixo custo para o ensino-aprendizagem em física: uma proposta metodológica
(2018)Na presente proposta descreve-se a construção de um coletor solar com materiais recicláveis de fácil acesso, para promover de forma significativa e coerente uma aula prática buscando desmistificar a visão dos alunos sobre ... -
Educação para o trânsito como tema transversal no ensino de Física no ensino médio
(2012)O presente estudo tem como finalidade abordar a educação para o trânsito como tema transversal no ensino da física no ensino médio. Trabalhar a educação para o trânsito de maneira gradativa e contínua como tema transversal ... -
Estudo sobre os princípios que norteiam a teoria da relatividade especial
(2016)A cada momento o mundo passa por transformações, a física não é diferente até porque a Física é o Ramo que estuda o universo. No período de Aristóteles tinha um pensamento que o sol era o centro do universo, e quando era ... -
O uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino/aprendizagem das leis de Newton
(2015)A Física pode ser considerada uma das disciplinas mais cativantes do currículo escolar do ensino médio, entretanto na prática é um dos componentes curriculares que mais provoca repúdio e aversão por parte dos estudantes, ... -
Interação física e música: o uso da orquestra de taças como instrumento de ensino de ondas sonoras
(2015)A Física é uma ciência que contempla uma das áreas mais fascinantes do conhecimento humano, e é também um fundamental componente curricular do ensino médio, porém é uma das disciplinas que mais aflora o temor e a aversão ... -
A importância da aplicação de atividades experimentais como proposta de ensino aprendizagem para a física do nono ano
(2015)Este presente trabalho tem como finalidade mostrar a utilidade do ensino de física para o cotidiano, defendendo a extrema importância do trabalho experimental realizado em sala de aula, contextualizando o porquê do ensino ... -
O uso filmes cinematográficos no ensino de física: uma proposta metodológica
(2015)O trabalho aqui propõe uma proposta metodológica com o uso do cinema para o ensino de Física com o intuito de promover uma melhor aceitação da área de Física pelos alunos do ensino médio, de uma maneira atrativa e interessante, ...