Navegação TCC - Física - Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 19-38 of 48
-
Estudo sobre os princípios que norteiam a teoria da relatividade especial
(2016)A cada momento o mundo passa por transformações, a física não é diferente até porque a Física é o Ramo que estuda o universo. No período de Aristóteles tinha um pensamento que o sol era o centro do universo, e quando era ... -
Evolução histórica de conceitos de Física e suas implicações na evolução do homem
(2012)Este trabalho tem por objetivo mostrar como o homem através dos tempos, desenvolveu sua capacidade de obter conhecimentos para gerar idéias, inovações e tecnologia em seu benefício. Inicia-se com uma revisão bibliográfica ... -
Experimentação e mapas conceituais: uma proposta de aprendizagem significativa para a calorimetria
(2012)O presente trabalho traz como proposta de aprendizagem significativa para o ensino de calorimetria a experimentação, como recurso didático, e os mapas conceituais, como proposta avaliativa. Este traz exemplos de aulas ... -
Física em quadrinhos: o uso de histórias em quadrinhos como instrumento de ensino de Física
(2012)A Física, apesar de ser uma das mais fantásticas áreas do conhecimento humano, é um dos componentes curriculares do Ensino Médio que mais despertam o temor e a aversão dos alunos. Diante de tal problema é evidente a ... -
GAIOLA DE FARADAY: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO COM ÊNFASE NAS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS
(2014-06-09)O presente trabalho abordará os fenômenos das descargas atmosféricas. Tendo como principal objetivo desenvolver um estudo sobre as características das descargas atmosféricas e conceitos de eletricidade. Foi necessário uma ... -
A importância da aplicação de atividades experimentais como proposta de ensino aprendizagem para a física do nono ano
(2015)Este presente trabalho tem como finalidade mostrar a utilidade do ensino de física para o cotidiano, defendendo a extrema importância do trabalho experimental realizado em sala de aula, contextualizando o porquê do ensino ... -
Inserção da física moderna no ensino médio com ênfase no efeito fotoelétrico: uma proposta metodológica
(2018-07-06)Esse estudo tem como objetivo propor uma metodologia experimental que promova o ensino do Efeito Fotoelétrico de forma facilitada, com coerência e de maneira significativa para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com ... -
A inserção da física moderna no ensino médio: uma proposta metodológica
(2011)A Física Moderna é uma das mais fantásticas áreas do conhecimento humano, entretanto, os alunos de Ensino Médio, sobretudo os das escolas públicas, têm pouco ou nenhum contato com essa ciência, sendo que parte dessa carência ... -
Interação física e música: o uso da orquestra de taças como instrumento de ensino de ondas sonoras
(2015)A Física é uma ciência que contempla uma das áreas mais fascinantes do conhecimento humano, e é também um fundamental componente curricular do ensino médio, porém é uma das disciplinas que mais aflora o temor e a aversão ... -
Jogos e experimentos no ensino do eletromagnetismo: uma proposta metodológica
(2018)Este trabalho trata-se de uma proposta metodológica para facilitar o ensinoaprendizagem do Eletromagnetismo no ensino médio. Sabe-se que o avanço tecnológico atual, apresenta toda sua base na Física, porem é difícil para ... -
Magnetismo: Dos tempos antigos à era dos finos
(2011)O magnetismo faz parte de um dos principais pilares da física: o eletromagnetismo. O avanço dos estudos científicos nessa área só foi possível devido a constantes pesquisas desses fenômenos, porém a utilização do magnetismo ... -
Mapas conceituais como alternativa de auxílio na resolução de problemas em Física
(2011)O presente trabalho permite observar, através de pesquisa bibliográfica, que as principais causas das dificuldades na resolução de problemas de física vão desde questões como a má interpretação dos problemas por parte dos ... -
METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA BOBINA DE TESLA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO
(2019-12-06)A utilização de metodologias práticas em sala de aula torna-se fundamental, vários estudos apontam a importância delas no processo de ensino aprendizagem, com isso o educador pode fazer uso de instrumentos metodológicos ... -
O nível de conhecimento dos professores de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas do município de Ariquemes-RO em relação às ciências astronômicas
(2011)Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa com professores de diversas áreas, que lecionam em escolas municipais ou estaduais de ensino fundamental de 6º ao 9º ano e ensino médio no município de Ariquemes-RO, com ... -
Onda sonora: dos conceitos básicos às aplicações tecnológicas
(2012)A onda sonora é o meio de comunicação natural mais utilizado por seres humanos e diversos animais, e começou a ser estudada pelos antigos gregos.A utilização de ondas sonoras em aparelhos tecnológicos é fundamental para ... -
Proposta metodológica de abordagem prática da segunda lei da termodinâmica para o segundo ano do ensino médio.
(2018)A termodinâmica é um ramo de estudo da física que analisa e quantifica a relação de troca de calor resultante do trabalho realizado por um sistema, seu estudo possibilita uma compreensão das fontes de energia e sua ... -
Proposta metodológica de desenvolvimento de materiais didático pedagógicos para a contextualização de temas específicos de Física
(2012)Fazer a desmistificação da física para torná-la menos rejeitada pelos alunos através de atividades experimentais é uma proposta que muitos autores da área de educação defendem a fim de melhorar a compreensão e assimilação ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DOS TEMAS MAGNETORESISTÊNCIA GIGANTE E SPINTRÔNICA
(2013-07-05)O presente Trabalho tem como finalidade a contextualização em conjunto com propostas metodológicas para que possa ocorrer a inserção da física moderna no ensino médio relacionado aos temas de Magnetoresistência Gigante e ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A INSERÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES NO CONTEÚDO DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
(2014-06-11)O presente estudo traz uma proposta metodológica para promover o ensino da óptica geométrica de forma mais coerente e significativa no ensino da física, para alunos do segundo ano do ensino médio com finalidade de desmistificar ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA: MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO EM FÍSICA
(2013-12-06)As aulas de Física muitas vez são ministradas por profissionais não licenciados na área, conteúdos transmitidos de modo repetitivo, sendo meramente decorado pelo aluno de forma descontextualizada, o que acarreta dificuldades ...