dc.description.abstract | A presente monografia tem por objetivo explicar a importância da Política de Promoção da Saúde na Educação, através do Programa Saúde na Escola, bem como as contribuições da enfermagem no processo de promoção da saúde do escolar. A metodologia contemplou o processo de levantamento, seleção, leitura crítica, fichamento e esquematização da monografia, conforme determina a metodologia da produção acadêmica histórico-crítica. Foram utilizados 48 referenciais, dos quais 25 são periódicos nacionais, 4 internacionais, 6 livros, além de 13 documentos do Ministério da Saúde e Educação encontrados e listados nas referências. O conceito ampliado de saúde é uma construção histórica das últimas décadas, a partir do qual se pode pensar no surgimento do novo sujeito social, através de um projeto coletivo e participativo. A escola é um espaço de convivência e de intensas interações sociais, sendo um terreno fértil para implantação de estratégias e ações que envolvam a Promoção da Saúde. Contatou-se que: A preocupação das políticas públicas para a área da saúde no Brasil é recente; A Política Nacional, apesar das intenções, em particular por se basear no conceito ampliado de saúde, tem encontrado dificuldades em se concretizar; O Programa de Saúde na Escola ainda é, hoje, pelos textos lidos, uma peça de ficção que somente uma ação por parte da comunidade poderá apressar o alcance dos objetivos aos quais se propõe; O quarto resultado é uma conseqüência dos anteriores e consiste no papel que cabe à enfermagem para a efetivação do Programa Saúde na EscolaPSE. | pt_BR |