Jogos e experimentos no ensino do eletromagnetismo: uma proposta metodológica
Resumo
Este trabalho trata-se de uma proposta metodológica para facilitar o ensinoaprendizagem do Eletromagnetismo no ensino médio. Sabe-se que o avanço tecnológico atual, apresenta toda sua base na Física, porem é difícil para os alunos relacionar os conteúdos estudados em sala de aula, com a tecnologia presente em seus cotidianos. O estudo desse tema é fundamental para entendimento de diversos assuntos, trata-se de um conteúdo complexo e extenso, porem com diversas possibilidades de aplicação de metodologias ativas, como utilização de experimentos, jogos etc., que promovem aulas dinâmicas, participativas e garantem um ensino de qualidade. De inicio essa proposta apresenta o conceito dos temas ligados ao eletromagnetismo, em seguida se reúne em um roteiro de aula seis experimentos e um jogo, com os quais se busca exemplificar e demonstrar todo conteúdo abordado até então. A utilização de experimentos e jogos nesse contexto é importante, por corresponder a um instinto natural do aluno, desperta no mesmo, interesse, curiosidade, prazer, esforço e cooperação, melhorando não somente a aprendizagem, mas também a relação interpessoal e o trabalho em grupo.