Proposta metodológica para o ensino de química:
Resumo
A contextualização no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo trazer as ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa estreitar a relação entre o conhecimento cientifico e o dia a dia do aluno. A experimentação também é um dos grandes aliados do professor na questão da aprendizagem, pois ela mostra ao aluno de forma prática o que ele não conseguiu compreender na teoria, fazendo-se necessário o contato do aluno com os experimentos. Este trabalho além de apresentar a disciplina de química no ensino básico, também contempla tópicos sobre os resíduos sólidos e resíduos líquidos, sendo esses uns dos grandes geradores de problemas ambientais atualmente, onde se faz necessário a sua aproximação nas instituições de ensino como uma forma de alertar sobre os riscos que eles oferecem. Foi então elaborada uma proposta metodológica que aborda o tema metais de transição presentes em resíduos de laboratório químico, para estimular a aprendizagem através da experimentação e da contextualização, proporcionando ao aluno um conhecimento sobre o campo dos metais, quais as suas aplicações e implicações na vida e promovendo espaço para questionamentos que os tornarão um cidadão mais crítico e envolvido com a sociedade. Através dessa proposta será possível mostrar aos alunos que os metais de transição são de suma importância no dia a dia, porém que devem ter um tratamento adequado para não trazer danos futuros.