Atuação do professor de educação física na aplicação de jogos: benefícios para o aluno
Resumo
O estudo que ora apresenta aborda sobre os jogos aplicados nas aulas de Educação Física, em que os benefícios para o aluno serão mais relevantes se aplicados pelo professor. A palavra jogos vem do latim, "jocus", que significa brincadeira, divertimento. Na Educação Física os jogos são muito usados lembrando que contribui para estimular as capacidades físicas e de coordenação nas crianças. Assim, esta pesquisa tem como objetivo apresentar os diferentes jogos e brincadeiras aplicados na aula de Educação Física e seus benefícios no âmbito mental, psicológico e de aprendizagem, na medida em que o professor utiliza desse recurso para tornar suas aulas mais participativas e prazerosas. Neste sentido, utilizou-se da pesquisa bibliográfica tendo como norte a revisão de literatura fundamentada em diversas teorias que tratam sobre o tema. Tendo em vista as novas tecnologias, as brincadeiras e jogos tradicionais de antes estão se tornando obsoletos, mas é preciso resgatá-las, visto que fazem parte da cultura brasileira e, no contexto escolar, a disciplina de Educação Física é a mais adequada para promovê-las. Afinal o brincar, brincadeiras e jogos infantis além de ser responsável pelo desenvolvimento da criança promove a aprendizagem, instiga as funções psicológicas. Com base nas literaturas pesquisadas foi possível constatar que os jogos e brincadeiras também constituem instrumentos de aprendizagem e deve ser mais bem trabalhados na escola, especialmente nas aulas de Educação Física.