Proposta metodológica de abordagem prática da segunda lei da termodinâmica para o segundo ano do ensino médio.
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/2326/LARISSA%20OLIVEIRA%20DOS%20SANTOSpdf.jpg?sequence=6&isAllowed=y)
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Santos, Larissa Oliveira Dos
Souza, Jhonattas Muniz de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A termodinâmica é um ramo de estudo da física que analisa e quantifica a relação
de troca de calor resultante do trabalho realizado por um sistema, seu estudo
possibilita uma compreensão das fontes de energia e sua transformação. Com a
problemática da falta de abordagem e prática dos conceitos termodinâmicos
existentes no ensino de física, o estudo tem como objetivo elaborar uma proposta
prática sobre o estudo da segunda lei da termodinâmica para as turmas do 2º ano do
ensino médio por meio de uma metodologia experimental para melhor
contextualização do componente. Elaborado através de uma revisão bibliográfica,
utilizou-se de 23 artigos científicos, 2 livros e 1 monografia obtidos em repositórios
digitais e na biblioteca da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Foi
elaborado um modelo experimental e um guia para fabricação de motor à vapor para
contextualização do conteúdo. Dessa forma, o estudo mostra a relevância da
experimentação na aprendizagem dos educandos, proporcionando uma
compreensão contextualizada da física em seu cotidiano.