dc.contributor | Sousa, Janaina Santos | |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Patrícia Caroline | |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T19:26:12Z | |
dc.date.available | 2019-05-28T19:26:12Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2352 | |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de
Graduação em Fisioterapia da Faculdade
de Educação e Meio Ambiente - FAEMA,
como requisito parcial a obtenção do
título de Bacharel em Fisioterapia.
Orientadora: Prof.ª Esp. Patrícia Caroline
Santana | pt_BR |
dc.description.abstract | O transtorno do espectro autista (TEA) é considerado como um grupo de disfunções do
desenvolvimento neurológico. As características constituem em costumes contínuos,
estereotipados, dificuldade de realizar tarefas, comprometimento no desenvolvimento
da fala vocal e não vocal, resistência no convívio entre a sociedade e comunicação. Em
virtude ao crescimento significativo de indivíduos autistas no país, a preocupação em
relação ao déficit de habilidades funcionais vem aumentando. A independência
funcional é definida como a habilidade para realizar atividades do cotidiano de forma
independente. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a independência
funcional de indivíduos com transtorno do espectro autista através do instrumento de
avaliação escala medida de independência funcional. O presente estudo trata-se de
uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa baseado na escala de medida de
independência funcional, na qual participaram da entrevista cinco pais de indivíduos
com diagnóstico de TEA. Os resultados evidenciaram que os indivíduos avaliados
apresentaram como alterações: déficit em autocuidado, controle de esfíncteres,
mobilidade, comunicação e conhecimento social. Ao término da pesquisa, conclui-se
que os indivíduos autistas apresentam alterações significativas relacionadas às
atividades de vida diária, tendo em vista a escassez de estudos, é de grande
importância à continuidade de pesquisas na área, possibilitando a identificação do grau
da independência funcional, sendo eficaz para elaborar um protocolo de atendimento
mais preciso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | EFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Atividades cotidianas | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | Avaliação da independência funcional de indivíduos com transtorno do espectro autista baseado na escala medida de independência funcional | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |