Proposta de sala para simulação realística de práticas e serviços farmacêuticos
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Data
2019-06-22Autor
http://lattes.cnpq.br/3147039593763727
Metadata
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Entre as variadas metodologias pedagógicas aplicadas na transmissão do
conhecimento, a simulação realística pode ser aplicada como parte de uma estratégia
na aprendizagem da área da saúde, que promove um primeiro contato de alguns, com
situações reais efetivando a aprendizagem dos acadêmicos. Nesse contexto esse
trabalho objetiva apresentar uma proposta de sala para simulação realística de
práticas e serviços farmacêuticos através de estudo descritivo prospectivo. Para tanto,
o estudo ocorreu em três etapas, a primeira estudo das Diretrizes Curriculares
Nacionais para o curso de farmácia e outros dispositivos legais que regulamentam as
atividades e a profissão farmacêutica para a detecção da necessidade estrutural para
a futura sala projetada, segundo os conteúdos curriculares passíveis de serem
abordados e as habilidades e competências de serem obtidas no ambiente projetado;
Secundariamente, ocorreu a projeção da planta baixa e modelo 3D de ambiente tipo
sala para simulação realística e, a identificação dos móveis e equipamentos
necessários; Por último, realizou-se análise das ementas das disciplinas da grade
curricular corrente do curso de farmácia da FAEMA para identificar as disciplinas que
poderão usufruir e propor atividades/serviços farmacêuticos passíveis de serem
realizados no ambiente projetado. A sala escolhida para projeção da planta baixa
proposta foi uma sala disponível na FAEMA, localizada no bloco dos laboratórios. No
presente trabalho foram elaboradas com sucesso a planta baixa e o modelo 3D tipo
sala de simulação para atividades e serviços farmacêuticos. A área total da sala é de
18,67 m2, retangular, com uma porta e sem janelas. A estrutura física, o layout e a
composição da sala não requerem materiais caros ou sofisticados e em vista ao vasto
emprego nos variados conteúdos curriculares, a viabilidade da proposta é clara. Ao
final do estudo foi possível associar muitas disciplinas e propor várias práticas e
serviços farmacêuticos passíveis de serem realizadas no ambiente projetado.