dc.contributor | Godinho, Juliana Ferreira Matheus | |
dc.contributor.advisor1 | Matheus, Carla Patrícia Rambo | |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T18:58:34Z | |
dc.date.available | 2019-08-30T18:58:34Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2437 | |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de graduação em
Psicologia da Faculdade de Educação e Meio
Ambiente – FAEMA como requisito parcial à
obtenção do título de bacharel em Psicologia
Prof.ª Orientadora: Ms. Carla Patrícia Rambo
Matheus | pt_BR |
dc.description.abstract | O aprendizado é conquistado por meio de um processo longo e cheio de obstáculos.
Desde a infância, somos enriquecidos com o conhecimento através de professores e
matérias na escola. Ao adentrar no ensino superior, percebemos que não só a teoria
basta, mas a prática se faz muito presente e se torna elemento imprescindível para o
crescimento profissional, no desenvolvimento das habilidades e competências. O
estágio se torna fundamental para concretizar esse aprendizado articulando essas
esferas do conhecimento, vivenciando a teoria na prática. Sendo asism, o objetivo
deste trabalho é trazer reflexões a respeito do estagiário e suas vivências durante o
período de Estágio Supervisionado Clínico, através de um relato de experiência das
relações com os clientes, com supervisor e sua própria transformação pessoal.
Através dos preceitos teóricos da Abordagem Centrada na Pessoa, buscou-se
compreender e analisar a experiência da autora, enfatizando os aspectos essenciais
da abordagem, percebendo suas mudanças genuínas ao longo do processo de
crescimento. Foi possível perceber que as grandes descobertas só serão feitas
através da prática profissional, como ocorreu com Carl Rogers, sendo elas
desveladas, pois, apesar de dominar a teoria, é necessário vivencia-la para
compreender em sua totalidade. A experiência na ACP permitiu um aprendizado
enquanto psicóloga, uma profissional íntegra na sua relação com o cliente, ao tempo
que os valores, sentimentos e percepções pessoais não devem ser contrabandeados
ao cliente. Um terapeuta que envolva as atitudes facilitadoras na perspectiva da
valorização e autonomia humana necessita desenvolver-se enquanto um humano
autêntico, congruente e empático. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Abordagem centrada na pessoa | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Supervisão clínica | pt_BR |
dc.subject | Processo terapêutico | pt_BR |
dc.title | O começo de uma jornada profissional: relato de experiência de uma estagiária em prática clínica – uma perspectiva humanista | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6949939993440109 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4834773672725638 | pt_BR |