MOTIVOS QUE LEVAM O ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR A FAZEREM A UTILIZAÇÃO DO METILFENIDADO
Resumo
Esse trabalho é uma revisão de literatura, no qual deu-se início para a realização no
período de março a novembro de 2019, com caráter descritivo. Foram analisadas
referências do período compreendido entre os anos de 2000 a 2020, retirados de
publicações nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Library
Science (SCIELO), Google Acadêmico e em livros da Biblioteca “Julio Bordignon” da
Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. O estudo teve como objetivo
descrever os motivos que levam, principalmente estudantes de ensino superior a
fazer a utilização do metilfenidato por meio de automedicação, além de relatar sobre
como estudantes saudáveis acreditam que o medicamento possa levar a uma
melhora cognitiva após seu uso, embora pesquisas apontem que o mesmo não
possui efeito em pessoas saudáveis. A pesquisa bibliográfica visa apontar sobre a
gravidade da automedicação por metilfenidato sendo este um fármaco controlado,
ou seja, de uso especifico e vendido somente com receita médica.