Navegação TCC - Química - Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 106-125 of 143
-
Presença de minerais em alimentos regionais:
(FAEMA, 2018)Tendo em vista a importância da química, o presente trabalho propõe o aprendizado dos elementos químicos através da contextualização utilizando alimentos presentes na dieta alimentar dos alunos. Ainda, sugere ações para ... -
Produção de carvão a partir do ouriço e casca da castanha do Pará
(2018)Nos últimos anos a preocupação com o descarte inadequado de resíduos em locais impróprios vem aumentando e devido isso ocasiona mais a degradação no meio ambiente. No entanto por meio de estudos e pesquisas realizadas, em ... -
A produção de sabão como tema gerador de aprendizagem em química para jovens e adultos do 3º ano do ensino médio
(2015)Este estudo trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de conteúdos da Química Orgânica para alunos do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Propõe-se que a partir da prática de fabricação de sabão de ... -
Proposta de gerenciamento dos resíduos gerados em laboratório de química
(2018)Os laboratórios didáticos de Química das Instituições de Ensino Superior (IES) geram um enorme volume de resíduos. Tais resíduos, geralmente são encaminhados para uma empresa terceirizada que tratam esses materiais ou ... -
Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
(2017)O ensino especial foi criado para facilitar a adaptação de pessoas com necessidades na aprendizagem escolar. A deficiência auditiva é uma das mais desafiadores, devido ao fato dela dificultar a recepção da linguagem e a ... -
Proposta lúdica para ensino da tabela periódica e teorias atômicas em turmas com inclusão de surdos: jogo “trilha explosão de elementos”
(2012)A inclusão é uma realidade garantida por lei na educação brasileira, assunto polêmico em que profissionais reclamam das condições de trabalho, da falta de formação adequada, do número elevado de alunos por turma com alunos ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA DOS ALUNOS DA EJA
(2019-12-09)O ensino na educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerado resumido pois, tratase de alunos que não tiveram acesso à escola na idade adequada. Pois a maior parte desses estudantes esta em sua fase adulta tem-se grande ... -
Proposta metodológica para descarte de resíduos gerados em aula prática de química no ensino médio
(2016)A Química como componente curricular tem uma grande influência sobre a formação de cidadãos com competências e habilidades para melhorar o mundo. A importância do gerenciamento de resíduos para o meio ambiente é fundamental, ... -
Proposta metodológica para o ensino da Química de forma contextualizada em área de garimpo de cassiterita da região do vale do Jamari - Rondônia
(2012)Contextualizar o ensino de química é uma meta que ainda precisa ser conquistada nas escolas de ensino médio. Para isso acontecer, novas metodologias deverão surgir em lugar dos atuais métodos mecanizados que ainda persistem. ... -
Proposta metodológica para o ensino de compostos orgânicos, a partir de produtos para alisamentos de cabelos
(2015)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo apenas decorado pelos alunos e não tendo relação com o cotidiano. Este trabalho sugere ... -
Proposta metodológica para o ensino de eletroquímica no ensino médio
(2015)O ensino de eletroquímica, geralmente, abordado no segundo ano do Ensino Médio, é um conteúdo considerado complexo pelos alunos quando trabalhado de forma teórica. Este estudo, além de discutir aspectos relacionados a ... -
Proposta metodológica para o ensino de hidrocarbonetos, acetilênicos, olefinas e parafinas
(2018)A química orgânica é a química dos compostos dos seres vivos, também chamados de química dos hidrocarbonetos proveniente da matéria orgânica em que se decomposição por causa da oxidação e a degradação enzimática, é constituída ... -
Proposta metodológica para o ensino de química:
(2018)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo trazer as ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa estreitar a relação entre o conhecimento cientifico e o dia a dia do ... -
Proposta metodológica para o ensino-aprendizagem de forças intermoleculares da disciplina de Química no ensino médio
(2012)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo decorado pelo aluno e com conhecimentos não aliados ao cotidiano. Este trabalho sugere ... -
Proposta metodológica: processos químicos da padaria como instrumento motivador para o ensino da química orgânica, em específico o processo de fermentação
(2015)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem vislumbra trazer processos e ou ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa aproximar o dia-a-dia do aluno do conhecimento científico. Esse ... -
Propriedades físico-químicas do amido do cará (dioscorea cayennensis) nativo e modificado por acetilação
(2017)O Cará é uma planta de raiz tuberosa, longas e achatadas com formato de uma moela, os bulbos aéreos. Podendo ser arredondadas como as batatas e longas como as mandiocas, são as subterrâneas. Pertence à família Dioscoriaceae ... -
A QUÍMICA DO CABELO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
(2013-12-06)O ensino, de forma geral, tem sido focado na figura do professor, com a predominância de aulas expositivas. Em relação ao ensino de Química esse fator contribui para desenvolver precocemente atitudes negativas com relação ... -
Química forense : importância na ciência da investigação e na elucidação de crimes
(2012)A Química Forense vem se expandindo diante da criminalidade que ao longo dos anos tem evidenciado de forma requintada, tornando-se cada vez mais necessária a utilização da mesma, necessitando-se assim de procedimentos ... -
Reações químicas do cotidiano – primeiro ano da educação de jovens e adultos – EJA: uma proposta metodológica
(2017)O presente estudo trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de química para jovens e adultos da modalidade de ensino EJA, serão sugeridas práticas contextualizadas que sirvam como meio para que estes alunos ... -
RECICLAGEM DE PET COMO INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM DE POLÍMEROS PARA OS TERCEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
(2019-11-26)Este estudo trata-se de uma revisão bibliografia, cujo foco principal está na construção de uma proposta metodológica direcionada para o terceiro ano de Educação de Jovens e Adultos – EJA e propõe a reciclagem de vasilhame ...