Navegação TCC - Química - Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 115-134 of 143
-
Proposta metodológica para o ensino de compostos orgânicos, a partir de produtos para alisamentos de cabelos
(2015)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo apenas decorado pelos alunos e não tendo relação com o cotidiano. Este trabalho sugere ... -
Proposta metodológica para o ensino de eletroquímica no ensino médio
(2015)O ensino de eletroquímica, geralmente, abordado no segundo ano do Ensino Médio, é um conteúdo considerado complexo pelos alunos quando trabalhado de forma teórica. Este estudo, além de discutir aspectos relacionados a ... -
Proposta metodológica para o ensino de hidrocarbonetos, acetilênicos, olefinas e parafinas
(2018)A química orgânica é a química dos compostos dos seres vivos, também chamados de química dos hidrocarbonetos proveniente da matéria orgânica em que se decomposição por causa da oxidação e a degradação enzimática, é constituída ... -
Proposta metodológica para o ensino de química:
(2018)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo trazer as ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa estreitar a relação entre o conhecimento cientifico e o dia a dia do ... -
Proposta metodológica para o ensino-aprendizagem de forças intermoleculares da disciplina de Química no ensino médio
(2012)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo decorado pelo aluno e com conhecimentos não aliados ao cotidiano. Este trabalho sugere ... -
Proposta metodológica: processos químicos da padaria como instrumento motivador para o ensino da química orgânica, em específico o processo de fermentação
(2015)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem vislumbra trazer processos e ou ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa aproximar o dia-a-dia do aluno do conhecimento científico. Esse ... -
Propriedades físico-químicas do amido do cará (dioscorea cayennensis) nativo e modificado por acetilação
(2017)O Cará é uma planta de raiz tuberosa, longas e achatadas com formato de uma moela, os bulbos aéreos. Podendo ser arredondadas como as batatas e longas como as mandiocas, são as subterrâneas. Pertence à família Dioscoriaceae ... -
A QUÍMICA DO CABELO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
(2013-12-06)O ensino, de forma geral, tem sido focado na figura do professor, com a predominância de aulas expositivas. Em relação ao ensino de Química esse fator contribui para desenvolver precocemente atitudes negativas com relação ... -
Química forense : importância na ciência da investigação e na elucidação de crimes
(2012)A Química Forense vem se expandindo diante da criminalidade que ao longo dos anos tem evidenciado de forma requintada, tornando-se cada vez mais necessária a utilização da mesma, necessitando-se assim de procedimentos ... -
Reações químicas do cotidiano – primeiro ano da educação de jovens e adultos – EJA: uma proposta metodológica
(2017)O presente estudo trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de química para jovens e adultos da modalidade de ensino EJA, serão sugeridas práticas contextualizadas que sirvam como meio para que estes alunos ... -
RECICLAGEM DE PET COMO INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM DE POLÍMEROS PARA OS TERCEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
(2019-11-26)Este estudo trata-se de uma revisão bibliografia, cujo foco principal está na construção de uma proposta metodológica direcionada para o terceiro ano de Educação de Jovens e Adultos – EJA e propõe a reciclagem de vasilhame ... -
Recursos tecnológicos como ferramenta metodológica: vídeo aula no ensino de química
(2015)Na sociedade moderna as tecnologias de informação e comunicação tem se tornado recursos indispensáveis para compartilhar e socializar o conhecimento, e estão presentes de forma significativa no cotidiano. Essa realidade ... -
Relato de experiência: aprendendo oxirredução através de experimentos utilizando maçãs
(2017)Ao refletir sobre o ensino de química lecionado em sala de aula, percebe-se que tamanha é a evasão e a reprovação, sendo que para amenizar essa problemática, compete ao professor a utilização de métodos inovadores e ... -
As sensações e os sentidos no ensino-aprendizagem da química orgânica
(2017)Durante o processo de ensino-aprendizagem é imprescindível utilizar métodos dinâmicos, diversificados e trabalhar com novas alternativas para a transmissão e abstração de informação, utilizando, sobretudo, a contextualização ... -
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria
(2015)É um desafio promover uma aprendizagem significativa e agradável, principalmente em Química, por ser um componente curricular complexo de difícil compreensão e interpretação. Com isso, é importante que o professor busque ... -
Softwares educacionais: ferramenta pedagógica para o ensino de química
(2016)O presente estudo visa conhecer a relevância de softwares educacionais como alternativas para o ensino de química. A Informática educacional vem se tornando cada vez mais importante nas práticas pedagógicas, usar a tecnologia ... -
Soluções químicas: uma proposta de aprendizagem para a educação de jovens e adultos (EJA)
(2018)A educação escolar tem por finalidade dar suporte aos alunos para que sejam capazes, a partir das habilidades adquiridas, de pensar e agir com autonomia diante a situações problemas do dia-a-dia. Esse trabalho além de ... -
Tabela periódica com exemplos do cotidiano: uma proposta metodológica para o 9º ano do ensino fundamental
(2018)O ensino da Química deve viabilizar a compreensão das transformações que ocorrem no mundo físico de forma ampla e inter-relacionada com outras áreas, para que os alunos possam julgar e tomar decisões diante a situações ... -
A tabela periódica como palavra geradora: problematizando a tabela, uma estratégia para o ensino de Química na educação de jovens e adultos
(2011)Sabe-se que buscar métodos educativos voltados para a realidade da clientela presente na Educação de Jovens e Adultos – EJA é um desejo das entidades envolvidas no processo educacional. Motivos como: professores com pouco ... -
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
(2016)A experiência aqui relatada fez parte do projeto desenvolvido durante o Estágio Supervisionado IV, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes Filho no município de Ariquemes-RO, trata-se de uma ...