Navegação TCC - Química - Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 93-112 of 143
-
Laboratório virtual: uma ferramenta para o ensino-aprendizagem de química
(2011)A educação contemporânea é formada por uma clientela que possui acesso a tecnologia digital e as redes interativas. Neste contexto, é necessário buscar novas formas de interagir no processo de ensino-aprendizagem, para ... -
LANTANÍDEOS E ACTINÍDEOS: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA A PARTIR DE UMA PESQUISA SOBRE O RECONHECIMENTO DA UTILIZAÇÃO EM APARELHOS ELETRÔNICOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO
(2013-12-06)O ensino da química está cada dia mais voltado para o aprendizado através da prática daquilo que é transmitido ao aluno em sala. São inúmeros os artigos, seminários e debates a cerca deste assunto, o qual valoriza a interação ... -
Medicamentos vencidos: descarte consciente para uma política cidadã
(2012-06-27)Despertar o interesse da população em preservar o meio ambiente nos dias atuais é um verdadeiro desafio, pois não há programas governamentais que incentivem esse tipo de controle ambiental, portanto, buscar novos meios ... -
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem em química para alunos do ensino médio
(2017)Este estudo, em formato relato de experiência, versa sobre a utilização experimentos, internet e tecnologias (Celular, computador, notebook, etc.), como instrumentos de ensino para alunos do ensino médio, especiais ou não. ... -
Metodologias expositivas e ativas no ensino da química: um relato de experiência
(2017)Sabe-se que as metodologias devem ser implantadas de um modo flexível, enquadrando-se no projeto escolar de uma forma variável e atendendo as necessidades de cada estudante, arquitetando as informações através de uma técnica ... -
Metodologias inovadoras: à revelia das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem em química
(2017)O ensino de Química deve seguir orientações expressas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quais direcionam para um ensino contextualizado, de forma a exercer influências para a participação ativa do aluno e ... -
Modelos geométricos moleculares: uma alternativa de contextualização da disciplina de química
(2011)Despertar o interesse do aluno na sala de aula nos dias atuais é muito difícil sem as ferramentas de ensino adequadas. Portanto, buscar novos recursos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem é de grande ... -
A música como instrumento de ensino aprendizagem de química para o 9° ano do ensino fundamental
(2017)A Química tem sido um componente curricular temido pelos alunos, o que vem causando desinteresse por esta área importante da Ciência. Esta pesquisa de revisão bibliográfica, além de discorrer sobre a importância das ... -
Oxidação dos alimentos como tema gerador da aprendizagem em cinética química para alunos do 3° ano EJA
(2017)O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência da contextualização do tema cinética química através da realização de experimento, envolvendo conservação de alimentos, com alunos do 3° ano da Educação de Jovens ... -
PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA FAEMA
(2014-06-13)O termo egresso é usado na área da educação para definir o indivíduo que concluiu o curso e/ou qualquer capacitação profissional nas inúmeras instituições ou entidades. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise ... -
O perigo do amianto: consequências causadas à saúde humana através da exposição ocupacional
(2017)O amianto também conhecido como asbesto tem sido uma substância causadora de graves doenças aos trabalhadores que lidam diariamente com materiais que o contenha e também pessoas próximas às minas de mineração, e, ou que ... -
Poemas como método de aprendizagem de química para o ensino médio da educação de jovens e adultos
(FAEMA, 2018)A química, assim como os demais componentes curriculares ministrados para a Educação de Jovens e Adultos-EJA são geralmente tralhados de forma tradicional, o que os tornaram pouco atrativos para um público sedento por ... -
POTENCIAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO EM RESIDÊNCIAS NA CIDADE DE ARIQUEMES, RONDÔNIA, COMO MATÉRIA PRIMA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL
(2014-06-09)O Óleo de Fritura Usado (OFU) é uma das melhores alternativas para a produção de biodiesel, pelo fato de evitar a poluição de corpos d’água e seu aproveitamento passa de 80%. O presente estudo objetivou realizar uma ... -
Presença de minerais em alimentos regionais:
(FAEMA, 2018)Tendo em vista a importância da química, o presente trabalho propõe o aprendizado dos elementos químicos através da contextualização utilizando alimentos presentes na dieta alimentar dos alunos. Ainda, sugere ações para ... -
Produção de carvão a partir do ouriço e casca da castanha do Pará
(2018)Nos últimos anos a preocupação com o descarte inadequado de resíduos em locais impróprios vem aumentando e devido isso ocasiona mais a degradação no meio ambiente. No entanto por meio de estudos e pesquisas realizadas, em ... -
A produção de sabão como tema gerador de aprendizagem em química para jovens e adultos do 3º ano do ensino médio
(2015)Este estudo trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de conteúdos da Química Orgânica para alunos do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Propõe-se que a partir da prática de fabricação de sabão de ... -
Proposta de gerenciamento dos resíduos gerados em laboratório de química
(2018)Os laboratórios didáticos de Química das Instituições de Ensino Superior (IES) geram um enorme volume de resíduos. Tais resíduos, geralmente são encaminhados para uma empresa terceirizada que tratam esses materiais ou ... -
Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
(2017)O ensino especial foi criado para facilitar a adaptação de pessoas com necessidades na aprendizagem escolar. A deficiência auditiva é uma das mais desafiadores, devido ao fato dela dificultar a recepção da linguagem e a ... -
Proposta lúdica para ensino da tabela periódica e teorias atômicas em turmas com inclusão de surdos: jogo “trilha explosão de elementos”
(2012)A inclusão é uma realidade garantida por lei na educação brasileira, assunto polêmico em que profissionais reclamam das condições de trabalho, da falta de formação adequada, do número elevado de alunos por turma com alunos ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA DOS ALUNOS DA EJA
(2019-12-09)O ensino na educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerado resumido pois, tratase de alunos que não tiveram acesso à escola na idade adequada. Pois a maior parte desses estudantes esta em sua fase adulta tem-se grande ...