Navegação TCC - Química - Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 101-120 of 143
-
Oxidação dos alimentos como tema gerador da aprendizagem em cinética química para alunos do 3° ano EJA
(2017)O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência da contextualização do tema cinética química através da realização de experimento, envolvendo conservação de alimentos, com alunos do 3° ano da Educação de Jovens ... -
PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA FAEMA
(2014-06-13)O termo egresso é usado na área da educação para definir o indivíduo que concluiu o curso e/ou qualquer capacitação profissional nas inúmeras instituições ou entidades. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise ... -
O perigo do amianto: consequências causadas à saúde humana através da exposição ocupacional
(2017)O amianto também conhecido como asbesto tem sido uma substância causadora de graves doenças aos trabalhadores que lidam diariamente com materiais que o contenha e também pessoas próximas às minas de mineração, e, ou que ... -
Poemas como método de aprendizagem de química para o ensino médio da educação de jovens e adultos
(FAEMA, 2018)A química, assim como os demais componentes curriculares ministrados para a Educação de Jovens e Adultos-EJA são geralmente tralhados de forma tradicional, o que os tornaram pouco atrativos para um público sedento por ... -
POTENCIAL DO ÓLEO DE FRITURA USADO EM RESIDÊNCIAS NA CIDADE DE ARIQUEMES, RONDÔNIA, COMO MATÉRIA PRIMA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL
(2014-06-09)O Óleo de Fritura Usado (OFU) é uma das melhores alternativas para a produção de biodiesel, pelo fato de evitar a poluição de corpos d’água e seu aproveitamento passa de 80%. O presente estudo objetivou realizar uma ... -
Presença de minerais em alimentos regionais:
(FAEMA, 2018)Tendo em vista a importância da química, o presente trabalho propõe o aprendizado dos elementos químicos através da contextualização utilizando alimentos presentes na dieta alimentar dos alunos. Ainda, sugere ações para ... -
Produção de carvão a partir do ouriço e casca da castanha do Pará
(2018)Nos últimos anos a preocupação com o descarte inadequado de resíduos em locais impróprios vem aumentando e devido isso ocasiona mais a degradação no meio ambiente. No entanto por meio de estudos e pesquisas realizadas, em ... -
A produção de sabão como tema gerador de aprendizagem em química para jovens e adultos do 3º ano do ensino médio
(2015)Este estudo trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de conteúdos da Química Orgânica para alunos do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Propõe-se que a partir da prática de fabricação de sabão de ... -
Proposta de gerenciamento dos resíduos gerados em laboratório de química
(2018)Os laboratórios didáticos de Química das Instituições de Ensino Superior (IES) geram um enorme volume de resíduos. Tais resíduos, geralmente são encaminhados para uma empresa terceirizada que tratam esses materiais ou ... -
Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
(2017)O ensino especial foi criado para facilitar a adaptação de pessoas com necessidades na aprendizagem escolar. A deficiência auditiva é uma das mais desafiadores, devido ao fato dela dificultar a recepção da linguagem e a ... -
Proposta lúdica para ensino da tabela periódica e teorias atômicas em turmas com inclusão de surdos: jogo “trilha explosão de elementos”
(2012)A inclusão é uma realidade garantida por lei na educação brasileira, assunto polêmico em que profissionais reclamam das condições de trabalho, da falta de formação adequada, do número elevado de alunos por turma com alunos ... -
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA DOS ALUNOS DA EJA
(2019-12-09)O ensino na educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerado resumido pois, tratase de alunos que não tiveram acesso à escola na idade adequada. Pois a maior parte desses estudantes esta em sua fase adulta tem-se grande ... -
Proposta metodológica para descarte de resíduos gerados em aula prática de química no ensino médio
(2016)A Química como componente curricular tem uma grande influência sobre a formação de cidadãos com competências e habilidades para melhorar o mundo. A importância do gerenciamento de resíduos para o meio ambiente é fundamental, ... -
Proposta metodológica para o ensino da Química de forma contextualizada em área de garimpo de cassiterita da região do vale do Jamari - Rondônia
(2012)Contextualizar o ensino de química é uma meta que ainda precisa ser conquistada nas escolas de ensino médio. Para isso acontecer, novas metodologias deverão surgir em lugar dos atuais métodos mecanizados que ainda persistem. ... -
Proposta metodológica para o ensino de compostos orgânicos, a partir de produtos para alisamentos de cabelos
(2015)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo apenas decorado pelos alunos e não tendo relação com o cotidiano. Este trabalho sugere ... -
Proposta metodológica para o ensino de eletroquímica no ensino médio
(2015)O ensino de eletroquímica, geralmente, abordado no segundo ano do Ensino Médio, é um conteúdo considerado complexo pelos alunos quando trabalhado de forma teórica. Este estudo, além de discutir aspectos relacionados a ... -
Proposta metodológica para o ensino de hidrocarbonetos, acetilênicos, olefinas e parafinas
(2018)A química orgânica é a química dos compostos dos seres vivos, também chamados de química dos hidrocarbonetos proveniente da matéria orgânica em que se decomposição por causa da oxidação e a degradação enzimática, é constituída ... -
Proposta metodológica para o ensino de química:
(2018)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo trazer as ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa estreitar a relação entre o conhecimento cientifico e o dia a dia do ... -
Proposta metodológica para o ensino-aprendizagem de forças intermoleculares da disciplina de Química no ensino médio
(2012)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo decorado pelo aluno e com conhecimentos não aliados ao cotidiano. Este trabalho sugere ... -
Proposta metodológica: processos químicos da padaria como instrumento motivador para o ensino da química orgânica, em específico o processo de fermentação
(2015)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem vislumbra trazer processos e ou ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa aproximar o dia-a-dia do aluno do conhecimento científico. Esse ...