Navegação TCC - Química - Licenciatura por assunto "Contextualização"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
O ensino de química através de situações problema
(2015)Este trabalho trata-se um uma proposta metodológica fundamentada na aprendizagem de reações químicas a partir utilização do conhecimento prático do aluno na resolução de problemas de ordem particular ou coletiva. No dia a ... -
Experimentos em química orgânica: uma proposta para ensino médio
(2017)O uso de metodologias ativas que prezem pela interdisciplinaridade e contextualização são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho trata-se de uma proposta metodológica, elaborada a partir de revisão ... -
Experimentos em química para o 9º ano do ensino fundamental fundamentados nas habilidades e competências preconizadas pelo referencial curricular de Rondônia - área de ciência da natureza
(2017)No ensino fundamental a introdução ao estudo de Química ocorre no 9º Ano, na área de Ciência da Natureza, conteúdo considerado complexo pelos alunos. Este estudo sugere alguns experimentos com a finalidade de contemplar ... -
A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO FATOR MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
(2018-12-14)O presente trabalho tem por objetivo apresentar metodologias ativas como sugestão para o ensino médio relacionadas à história da química, juntamente com outros conceitos relacionados a esta ciência. Por ser um conteúdo ... -
História da química como fator motivador da aprendizagem de química no 1° ano do ensino médio
(2018)O presente trabalho tem por objetivo apresentar metodologias ativas como sugestão para o ensino médio relacionadas à história da química, juntamente com outros conceitos relacionados a esta ciência. Por ser um conteúdo ... -
Modelos geométricos moleculares: uma alternativa de contextualização da disciplina de química
(2011)Despertar o interesse do aluno na sala de aula nos dias atuais é muito difícil sem as ferramentas de ensino adequadas. Portanto, buscar novos recursos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem é de grande ... -
Oxidação dos alimentos como tema gerador da aprendizagem em cinética química para alunos do 3° ano EJA
(2017)O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência da contextualização do tema cinética química através da realização de experimento, envolvendo conservação de alimentos, com alunos do 3° ano da Educação de Jovens ... -
Presença de minerais em alimentos regionais:
(FAEMA, 2018)Tendo em vista a importância da química, o presente trabalho propõe o aprendizado dos elementos químicos através da contextualização utilizando alimentos presentes na dieta alimentar dos alunos. Ainda, sugere ações para ... -
Proposta metodológica para o ensino de compostos orgânicos, a partir de produtos para alisamentos de cabelos
(2015)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo apenas decorado pelos alunos e não tendo relação com o cotidiano. Este trabalho sugere ... -
Proposta metodológica para o ensino de eletroquímica no ensino médio
(2015)O ensino de eletroquímica, geralmente, abordado no segundo ano do Ensino Médio, é um conteúdo considerado complexo pelos alunos quando trabalhado de forma teórica. Este estudo, além de discutir aspectos relacionados a ... -
Proposta metodológica para o ensino de hidrocarbonetos, acetilênicos, olefinas e parafinas
(2018)A química orgânica é a química dos compostos dos seres vivos, também chamados de química dos hidrocarbonetos proveniente da matéria orgânica em que se decomposição por causa da oxidação e a degradação enzimática, é constituída ... -
Proposta metodológica para o ensino de química:
(2018)A contextualização no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo trazer as ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa estreitar a relação entre o conhecimento cientifico e o dia a dia do ... -
Proposta metodológica para o ensino-aprendizagem de forças intermoleculares da disciplina de Química no ensino médio
(2012)O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo decorado pelo aluno e com conhecimentos não aliados ao cotidiano. Este trabalho sugere ... -
Reações químicas do cotidiano – primeiro ano da educação de jovens e adultos – EJA: uma proposta metodológica
(2017)O presente estudo trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de química para jovens e adultos da modalidade de ensino EJA, serão sugeridas práticas contextualizadas que sirvam como meio para que estes alunos ... -
Relato de experiência: aprendendo oxirredução através de experimentos utilizando maçãs
(2017)Ao refletir sobre o ensino de química lecionado em sala de aula, percebe-se que tamanha é a evasão e a reprovação, sendo que para amenizar essa problemática, compete ao professor a utilização de métodos inovadores e ... -
Tabela periódica: reconhecimento dos elementos na prática
(2016)A experiência aqui relatada fez parte do projeto desenvolvido durante o Estágio Supervisionado IV, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes Filho no município de Ariquemes-RO, trata-se de uma ...