ENSINANDO QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA BRINCADEIRA DA INFÂNCIA: UMA PROPOSTA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
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Data
2019-11-26Autor
OLIVEIRA, MARIA HELENA DA SILVA
Souza, Jhonattas Muniz de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O sistema brasileiro de educação juntamente com as legislações que regem o
processo ensino-aprendizagem têm se voltado muito para as metodologias
pertinentes à pratica docente, tal como desenvolver métodos que estimulem a
aprendizagem dos alunos. É sabido também, que desde a infância todos aprendem
de alguma forma, desde uma brincadeira ou jogo que contemple o estímulo. Ao
chegar aos últimos anos do ensino fundamental surge a disciplina de química a qual
apresenta conteúdos exaustivos e desinteressantes para muitos alunos, o que
acarreta uma grande preocupação dos professores em torno de efetivar a
aprendizagem dos alunos. Este trabalho acadêmico tem como objetivo abordar
como os professores podem ensinar química de forma a contemplar a aprendizagem
através das brincadeiras da infância, e até mesmo jogos lúdicos, que por sua vez
têm o poder de chamar a atenção dos alunos para uma participação mais efetiva e
prazerosa nas aulas de química. A metodologia utilizada para a realização desse
estudo aconteceu por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de elaborar uma
proposta metodológica para ser aplicada para alunos do ensino médio. Entre os
conteúdos abordados no referencial teórico estão; a concepção de infância, a
definição do lúdico. Utilização do lúdico como ferramenta pedagógica nas aulas de
química, a história da tabela periódica e as metodologias utilizadas para o seu
ensino. Por fim, apresenta uma proposta pedagógica fazendo uso de uma
brincadeira da infância que pode ser utilizada para o ensino da tabela periódica no
nono ano do ensino fundamental nas aulas de química.