dc.contributor | OLIVEIRA, MARIA HELENA DA SILVA | |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Jhonattas Muniz de | |
dc.date.accessioned | 2020-01-25T13:07:33Z | |
dc.date.available | 2020-01-25T13:07:33Z | |
dc.date.issued | 2019-11-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2532 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado ao curso de Graduação em
Licenciatura em Química, da Faculdade de
Educação e Meio Ambiente – FAEMA,
como requisito parcial a obtenção do
grau de licenciado em Química.
Prof. Orientador: Me. Jhonattas Muniz
de Souza. | pt_BR |
dc.description.abstract | O sistema brasileiro de educação juntamente com as legislações que regem o
processo ensino-aprendizagem têm se voltado muito para as metodologias
pertinentes à pratica docente, tal como desenvolver métodos que estimulem a
aprendizagem dos alunos. É sabido também, que desde a infância todos aprendem
de alguma forma, desde uma brincadeira ou jogo que contemple o estímulo. Ao
chegar aos últimos anos do ensino fundamental surge a disciplina de química a qual
apresenta conteúdos exaustivos e desinteressantes para muitos alunos, o que
acarreta uma grande preocupação dos professores em torno de efetivar a
aprendizagem dos alunos. Este trabalho acadêmico tem como objetivo abordar
como os professores podem ensinar química de forma a contemplar a aprendizagem
através das brincadeiras da infância, e até mesmo jogos lúdicos, que por sua vez
têm o poder de chamar a atenção dos alunos para uma participação mais efetiva e
prazerosa nas aulas de química. A metodologia utilizada para a realização desse
estudo aconteceu por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de elaborar uma
proposta metodológica para ser aplicada para alunos do ensino médio. Entre os
conteúdos abordados no referencial teórico estão; a concepção de infância, a
definição do lúdico. Utilização do lúdico como ferramenta pedagógica nas aulas de
química, a história da tabela periódica e as metodologias utilizadas para o seu
ensino. Por fim, apresenta uma proposta pedagógica fazendo uso de uma
brincadeira da infância que pode ser utilizada para o ensino da tabela periódica no
nono ano do ensino fundamental nas aulas de química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Tabela Periódica | pt_BR |
dc.subject | Proposta Pedagógica | pt_BR |
dc.title | ENSINANDO QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA BRINCADEIRA DA INFÂNCIA: UMA PROPOSTA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |