ESTÁGIO TRADICIONAL X ESTÁGIO INOVADOR: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM RONDÔNIA
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Data
2019-10-14Autor
CAMPOS, ALEXIA PEREIRA DE
Martins, Letícia Nunes Nascimento
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação é percebida por estudiosos não somente como a atividade que
proporciona conhecimentos, mas que pode proporcionar maior desenvolvimento
humano, social e local fomentando competências coletivas e individuais que podem
modificar a realidade das pessoas que têm acesso à ela. O Estágio Supervisionado
atualmente é visto como parte importante na Educação Superior uma vez que é o
principal responsável pela integração de teoria e prática na maioria dos cursos
ofertados no país. Nessa perspectiva, a presente monografia teve como objetivo
avaliar as competências e habilidades do Administrador que são desenvolvidas nos
acadêmicos durante a disciplina de Estágio Supervisionado dos cursos de
Administração no Estado de Rondônia. Parte-se do pressuposto de que o Estágio
Supervisionado vem sendo realizado de forma tradicional e não contempla mais as
necessidades atuais do mercado profissional, especialmente para os formandos em
Administração. A partir de uma pesquisa aplicada aos cursos de Administração
ofertados no Estado de Rondônia, por meio de um questionário enviado por e-mail
às Coordenações do Curso para que este fosse encaminhado aos estudantes, foi
possível levantar dados de 5 instituições que ofertam práticas de estágio
supervisionado de formas distintas sendo uma, considerada tradicional e a outra,
considerada inovadora. O estudo caracteriza-se como quanti-quali, pois mensurouse os dados obtidos através do questionário e utilizou-se da subjetividade para
condicionar significado aos fenômenos encontrados. Por fim, o trabalho apresenta
os resultados encontrados por cada Instituição de Ensino bem como a relação entre
o desenvolvimento do estágio supervisionado considerado inovador e o estágio
considerado tradicional para o aprimoramento de competências e habilidade que, a
partir da análise estatística de Wilcoxon-Mann-Whitiey, foi percebido que essas duas
abordagens de estágio não tem efeito sob a percepção dos acadêmicos no
desenvolvimento das competências gerais e específicas, uma vez que o p do Teste
Wilconxon-Mann-Whitiney mostrou-se acima de 0,05. Conclui sugerindo a
necessidade de realizar pesquisas futuras sobre um novo termo encontrado, as
Práticas Profissionais, que entra em substituição da disciplina Estágio
Supervisionado em alguns Projetos Pedagógicos do Curso de Administração.