A influência dos desenhos animados na construção do gênero
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Data
2019Autor
Moraes, Hellen Cristina Pereira
Matheus, Carla Patrícia Rambo
http://lattes.cnpq.br/4834773672725638
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica realizada através do levantamento
de materiais existentes, utilizando-se de estudos escritos em língua portuguesa e
publicados entre os anos de 1993 a 2017, extraídos de revistas científicas eletrônicas,
livros, monografias dissertações e anais de congressos. O objetivo desta pesquisa é
analisar as implicações dos desenhos animados infantis na construção da
subjetividade e identificação de gênero de crianças. Para que haja uma compreensão
acerca do tema é necessário compreender o que é a infância/criança. O conceito
sobre a criança/infância vem sendo construído historicamente, sofrendo influências
de cunho social, econômico e político. Nesta fase o sujeito está repleto de influências
do meio em que está inserido, podendo citar: família, amigos, escola, igreja, Estado e
a mídia. Atualmente é muito recorrente que a mídia dê um enfoque em determinados
assuntos a fim de direcionar a atenção do público para determinada temática.
Portanto, os desenhos animados são reflexos das formas de se comportar e pensar
da sociedade. Ressalta-se que esse meio de comunicação e o tipo de programação
que está sendo exibido tem uma grande interferência na formação e desenvolvimento
de crianças e adolescentes. Hoje em dia o ato de brincar vem sendo
consideravelmente trocado pela utilização das inovações tecnológicas, com enorme
enfoque na televisão, internet e nos desenhos animados. Acerca dessa nova forma
de entretenimento muito utilizada pelas crianças torna-se relevante investigar quais
as consequências dessa exposição relacionada aos desenhos animados,
especificamente em relação a construção da identidade, subjetividade e ao gênero
infantil.