A INFLUÊNCIA DO MARKETING PARTICIPATIVO NAS ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES
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Data
2019-10-18Autor
SILVA, DOUGLAS LUCAS DIAS DA
Streit, Sharmilla Antonieta Fávero
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como proposta o estudo de vantagens competitivas de
empresas na utilização de marketing de relacionamento, ao utilizar como ferramenta
para melhor captar e fidelizar clientes no ramo de atuação da empresa, na pesquisa
utilizou-se vários autores que já realizaram estudos e comprovaram que o grau de
satisfação dos consumidores se dá quando existe um relacionamento com a
empresa, a qual proporciona melhores condições de atender suas necessidades. Foi
realizado um estudo em uma empresa prestadora de vendas de peças e serviços
para veículos de pequeno porte, na cidade de Ariquemes-RO. A realização da
pesquisa foi por meio de um estudo de caso para melhor aprofundamento de analise
na qualidade de serviço e preocupação com o método de entrega de serviço e
resultado. Levando em consideração a evolução do mercado e com o emprego de
estratégias mercadológicas cada vez avançadas tornando o cenário mais
competitivo, é indispensável a implementação de estratégia para obter melhor
resultados na capitação de clientes. A pesquisa destaca, também, a co-criação
como estratégia envolvendo o cliente desde o processo inicial do desenvolvimento
de um produto ou serviço buscando aumentar a satisfação dos clientes. Deste
modo, foram desenvolvidos três questionários para conhecer o nível de satisfação
dos colaboradores, clientes e gestores, auxiliando também para melhor entender o
processo de criação de valor da empresa e os fatores que favorecem a construção
do relacionamento continuo entre empresa e clientes. Como resultado da pesquisa
foi possível analisar a importância da estratégia do marketing de relacionamento e
sua influência na satisfação dos clientes e verificou-se que há um crescente
engajamento da organização para envolver os diferentes atores no processo:
clientes, funcionários e os próprios gestores, perfazendo assim um grau de mais de
80% na satisfação destes agentes quanto ao desempenho da empresa em ações de
marketing e incentivo.