dc.contributor | SILVA, DOUGLAS LUCAS DIAS DA | |
dc.contributor.advisor1 | Streit, Sharmilla Antonieta Fávero | |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T01:36:40Z | |
dc.date.available | 2020-02-05T01:36:40Z | |
dc.date.issued | 2019-10-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2593 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado ao curso de Administração da
Faculdade de Educação e Meio Ambiente -
FAEMA como requisito parcial há como
requisito obtenção de Grau de Bacharel em
Administração.
Orientadora: Esp. Sharmilla Antonieta Fávero
Streit | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como proposta o estudo de vantagens competitivas de
empresas na utilização de marketing de relacionamento, ao utilizar como ferramenta
para melhor captar e fidelizar clientes no ramo de atuação da empresa, na pesquisa
utilizou-se vários autores que já realizaram estudos e comprovaram que o grau de
satisfação dos consumidores se dá quando existe um relacionamento com a
empresa, a qual proporciona melhores condições de atender suas necessidades. Foi
realizado um estudo em uma empresa prestadora de vendas de peças e serviços
para veículos de pequeno porte, na cidade de Ariquemes-RO. A realização da
pesquisa foi por meio de um estudo de caso para melhor aprofundamento de analise
na qualidade de serviço e preocupação com o método de entrega de serviço e
resultado. Levando em consideração a evolução do mercado e com o emprego de
estratégias mercadológicas cada vez avançadas tornando o cenário mais
competitivo, é indispensável a implementação de estratégia para obter melhor
resultados na capitação de clientes. A pesquisa destaca, também, a co-criação
como estratégia envolvendo o cliente desde o processo inicial do desenvolvimento
de um produto ou serviço buscando aumentar a satisfação dos clientes. Deste
modo, foram desenvolvidos três questionários para conhecer o nível de satisfação
dos colaboradores, clientes e gestores, auxiliando também para melhor entender o
processo de criação de valor da empresa e os fatores que favorecem a construção
do relacionamento continuo entre empresa e clientes. Como resultado da pesquisa
foi possível analisar a importância da estratégia do marketing de relacionamento e
sua influência na satisfação dos clientes e verificou-se que há um crescente
engajamento da organização para envolver os diferentes atores no processo:
clientes, funcionários e os próprios gestores, perfazendo assim um grau de mais de
80% na satisfação destes agentes quanto ao desempenho da empresa em ações de
marketing e incentivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | vantagens competitivas | pt_BR |
dc.subject | marketing de relacionamento | pt_BR |
dc.subject | satisfação | pt_BR |
dc.title | A INFLUÊNCIA DO MARKETING PARTICIPATIVO NAS ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |