IMPLICAÇÕES DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA HABILIDADE MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
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Data
2019-09-27Autor
GARBINATO, DAIANY DA COSTA
Santana, Patricia Caroline
http://lattes.cnpq.br/6447386124914331
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Transtono do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do
neurodesenvolvimento que se manifesta nos primeiros anos de vida tendo maior
predominância no sexo masculino, apresenta comprometimentos que afetam a
interação social, comunicação e comportamento. Este estudo consistiu de uma
revisão de literatura descritiva, tendo como objetivo discorrer sobre as implicações
do tratamento fisioterapêutico nas habilidades motoras de crianças com TEA. As
bases de dados acessadas foram Google Acadêmico, Biblioteca Virtual e Saúde
(BVS), Revista Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), National Library of
Medicine National Institutes Health (Pubmed) e acervo literário na Biblioteca Julio
Bordignon (FAEMA). Para tanto, utilizou-se como estratégia de busca as palavraschave em consonância com os Dec´s: Transtorno do Espectro Autista, Coordenação
e Habilidades Motoras. Através deste trabalho foi possível concluir que o tratamento
fisioterapêutico juntamente com a psicomotricidade e atividades lúdicas é
fundamental para o aperfeiçoamento das habilidades motoras de crianças autistas,
pois estimula as áreas da concentração e integração social.