Ansiedade e depressão em situação de prova: um estudo sobre desempenho acadêmico com alunos de psicologia
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/2603/Jessica%20Aline%20De%20Lara.pdf.jpg?sequence=6&isAllowed=y)
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
http://lattes.cnpq.br/6832603960917888
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho realizou um estudo com acadêmicos de Psicologia de uma Instituição
de Ensino Superior privada, tendo como objetivos verificar sinais e sintomas de
ansiedade e depressão em situação de prova, com o intuito de contribuir para a
melhoria de práticas direcionadas à saúde do acadêmico por parte da instituição,
bem como contribuir para a tomada de decisões da orientação educativa com ações
que visem a prevenção, orientação e o tratamento de demandas psicológicas. Tratase de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Os dados
foram colhidos dentro da própria Instituição em uma amostra composta por seis
estudantes dentre os períodos do curso, em dois momentos: na semana anterior às
provas e durante a semana de provas, os mesmos foram analisados pela proposta
de análise de conteúdo de Bardin, bem como correção dos dados obtidos através
dos questionários de Beck. A pesquisa contou com a aplicação de questionário
aberto com questões referentes à ansiedade, Escala de Ansiedade de Beck (BAI) e
Escala de Depressão de Beck (BDI). Os resultados encontrados apontaram que no
período que antecede a semana de provas, os acadêmicos apresentaram tanto
sintomas de ansiedade quanto de depressão, sendo os níveis moderado e grave, os
mais registrados. Já na semana de provas, também foram registrados sintomas de
ansiedade e depressão, porém com leve diminuição nos níveis. De acordo com o
questionário aplicado, todos os participantes envolvidos na pesquisa acreditam que
a ansiedade pode gerar prejuízos no rendimento acadêmico.