A importância do brincar para o desenvolvimento infantil: uma contribuição do olhar centrado na pessoa
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Data
2019Autor
Santos, Alexandrina Alves Machado Dos
Matheus, Carla Patricia Rambo
Metadata
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A Abordagem Centrada na Pessoa resguardar-se o desenvolvimento subjetivo
através da liberdade e autonomia oferecida ao sujeito para que ele possa trilhar seus
caminhos visando obter respostas para suas inquietações, duvidas e anseios. A
infância é marcada como uma das principais fases de desenvolvimento e construção
do ser e se defende que a ACP seja levada em consideração nesse período, aliado
principalmente às brincadeiras indissociáveis desse contexto. Diante de tais
considerações, o presente estudo tem por objetivo indicar a importância do brincar
no desenvolvimento infantil, refletir sobre o brincar como meio facilitador da
expressão da criança, tendo como foco a ACP. Ao longo da pesquisa se fez
necessário conceituar o termo infância, sendo a infância considerada um importante
período da vida humana somente no decorrer do século XX em contraposição as
considerações durante a idade média, onde as crianças eram adultos em miniaturas,
sendo desde cedo imposta as mesmas atividades da fase adulta. A importância das
brincadeiras como elemento de desenvolvimento humano subjetivo, social,
emocional, familiar e escolar da Criança foi também alvo de estudos concomitante a
ACP. A metodologia empregada na pesquisa é de natureza bibliográfica, com a
participação de importantes autores que contribuíram como a concretização do
estudo. Acredita-se que o brincar como descoberta de um mundo ao qual a criança
desde cedo tem contato, e como um meio que proporciona as mesmas desfrutar da
melhor fase da vida assim como elemento vital a formação de cidadãos felizes e
conscientes de seus papeis na sociedade.