CONTABILIDADE MENTAL E FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: HÁBITOS DE CONSUMO E INVESTIMENTOS.
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Data
2019-10-15Autor
GROTA, DAYANE CAROLINE DE LARA
Dalpiás, Élida Cristina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A teoria da contabilidade mental, e seus efeitos sobre as decisões de consumo das
pessoas, obtiveram seu auge com a premiação do Nobel de economia de 2017
sendo concedido ao professor Richard Thaler, pelo seu trabalho com o tema
supracitado. Diante disso, houve um interesse pela comunidade cientifica e não
cientifica desta temática, o que reforça a importância em esclarecer como a teoria da
contabilidade mental, pode explicar as escolhas econômicas dos consumidores.
Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor e as
decisões financeiras sob a ótica da teoria da contabilidade mental. Caracteriza-se
por uma pesquisa descritiva quantitativa por observação sistemática direta
extensiva, realizada através de formulários, questionários, medidas de opiniões e
atitudes, bem como levantamento e análise de dados de forma quantitativa. O
estudo foi realizado nas dependências da Faculdade de Educação e Meio Ambiente
– FAEMA, sendo sua amostral composta por 151 (cento e cinquenta e um)
acadêmicos. Os resultados foram satisfatórios, pois quando analisados alcançaram
os objetivos propostos e esperados. Conclui-se então que a contabilidade mental é
de suma importância para o dia a dia de cada indivíduo, as atitudes irracionais levam
a grandes consequências, uma vez que acabam entrando em dividas
desnecessárias por não terem controle adequado do que realmente precisam.