A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SEGUNDO CICLO (6º ANO 9º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizar/ Abrir
Data
2014-12Autor
Silva, Adriana Bonifácio
Santos, Nilza Rosa dos
Pagani, Mario Mecenas
Mattos, Cristiane Abreu Pereira de
Pagani, Mario Mecenas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O resgate do lúdico nas aulas de Educação Física no Segundo Ciclo do Ensino
Fundamental tende a instigar docentes e alunos sobre a importância do uso
desse recurso. O motivo pelo qual foi escolhido este tema deve-se a
necessidade de reestruturar as aulas de Educação Física tornando-as
momentos nos quais os discentes interajam, pluralizando ideias e
principalmente fortalecendo seu aprendizado de uma forma dinâmica e flexível.
As monótonas aulas sem planejamento e inovações têm feito com que a
disciplina seja vista como meros momentos de fuga da sala de aula, com o
lúdico, tanto o professor quanto o alunos terão oportunidade de juntos
refletiram perante as ações antecipadamente planejadas, visando uma
aprendizagem interativa e dinâmica. Cabe destacar que não é de interesse
desse trabalho, realizar uma criticar a prática adotada pelos professores da
área, mas apenas investigar e sugerir a adequação do lúdico em beneficio de
uma educação com qualidade. Com esse trabalho fica ao professor de
Educação Física a reflexão sobre a relevância do resgate do lúdico nas aulas
considerado os benefícios do mesmo para a saúde física, mental e social.