A contribuição da terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade em crianças e adolescentes
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Data
2016Autor
Valente, Andrea Eliane
Alarcon, Renata Trigueirinho
Metadata
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Este trabalho teve como objetivo principal verificar, através de uma
revisão bibliográfica, a contribuição da Terapia Cognitivo-Comportamental para o
tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade em Crianças e
Adolescentes. A pesquisa abordou desde as causas e formas de avaliação até o
tratamento psicoterápico. Houve um grande avanço, nas últimas décadas, em
relação à conscientização da sociedade sobre o transtorno, mas é preciso evoluir
muito nesse sentido, pois ainda existe muita controvérsia sobre a sua existência,
assim como várias crianças e adolescentes sem receber tratamento devido ao
preconceito, até mesmo de seus pais e professores, acreditando que se trata de
uma doença inventada para favorecer a indústria farmacêutica. Os estudos
mostraram que a TCC, em muitos casos associada a medicação, contribui
efetivamente para o tratamento ou minimização dos prejuízos causados pelos
sintomas do TDAH – hiperatividade, impulsividade e desatenção.