Contribuições da terapia cognitiva comportamental na clínica infantil
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Data
2017Autor
Silva, Andréa Cristina Da
Alarcon, Renata Trigueirinho
Metadata
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Atualmente temos observado um crescente avanço teórico sobre os aspectos
emocionais do desenvolvimento infantil. O desenvolvimento tecnológico aliado à
velocidade de comunicação exigem novos conhecimentos para responder às
necessidades da infância e adolescência. A literatura demonstra a importância de
incorporar no tratamento psicoterápico os protocolos baseados em evidências,
sempre com flexibilidade, respeitando os problemas específicos de cada criança e
suas famílias. O Objetivo deste trabalho foi identificar as contribuições da terapia
cognitiva no tratamento psicológico de crianças com idade entre 06 e 12 anos.
Através de revisão bibliográfica de publicações científicas dos últimos dez anos, nas
bases de dados: Scielo, Periódicos Capes, PePsic e Pubmed, foram analisados seis
trabalhos de pesquisa, sendo cinco internacionais e um nacional. Os estudos sobre
os transtornos de ansiedade foram mais frequentes, corroborando com a literatura,
que demonstra que os transtornos ansiosos são os quadros psiquiátricos mais
comuns tanto em crianças quanto em adultos. Os resultados apresentados
demonstraram que em 100% das pesquisas analisadas o resultado das intervenções
baseadas na terapia cognitivo comportamental foi satisfatório, demonstrando que
esta abordagem apresenta evidências da sua efetividade no tratamento de crianças
e adolescentes, dados que vão ao encontro dos achados da literatura. Os estudos
demostraram que a intervenção em grupo é uma estratégia eficiente de intervenção,
as pesquisas compararam grupos de intervenção com abordagem na terapia
cognitiva com grupos de espera ou tratamento convencional e evidenciaram que as
intervenções cognitivas possibilitaram melhora significativa dos sintomas.
Palavras-chave: Psicoterapia, Terapia Cognitiva, Psicologia da Criança, Orientação
Infantil.