EMPRESA JR COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO NO ESTADO DE RONDÔNIA
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Data
2019-10-27Autor
BOLSON, THAIS AMANDA GUIMARÃES
Cardoso, Rosigleide Reboli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar de que forma a participação na
Empresa Júnior pode contribuir para a formação dos acadêmicos do curso de
Administração no estado de Rondônia. Para tanto foi utilizado um questionário
eletrônico desenvolvido por Fernandes e Silva (2017), contendo perguntas abertas e
fechadas, disponibilizado através da plataforma Google Forms, onde o mesmo foi
distribuído via redes sociais aos membros e ex-membros das empresas juniores
CONSULNORT e S.A. Júnior. A população do estudo é composta por 70 pessoas,
incluindo membros e ex-membros das referidas EJs., dos quais 13 participaram
respondendo à pesquisa no período de 01 de abril à 15 de agosto de 2019. Por meio
de análises descritivas e de conteúdo, foi possível constatar que as experiências
obtidas na empresa júnior têm gerado impactos positivos na formação do acadêmico
de Administração, uma vez que a aplicação prática dos conceitos estudados em sala
possibilita o aprimoramento do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de
competências e habilidades que atendem às exigências da era VUCA. As vivências
na empresa júnior contribuem não só para o amadurecimento profissional, como
também pessoal. Além de permitir uma aproximação com a realidade da profissão
escolhida por esses acadêmicos, o projeto permite também que eles saibam fazer a
interdisciplinaridade entre as diversas áreas da Administração, uma vez que as
áreas de recursos humanos, marketing, finanças e outras desse ramo, são
profundamente interdependentes na realidade, contribuindo assim para que o
acadêmico possa trabalhar e atuar em diversas áreas e sair mais preparado para o
mercado de trabalho.