PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL: a percepção dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA sobre o futuro profissional do contador.
Data
2020Autor
NASCIMENTO, ISABELLE FIGUEIREDO LIBANIO DO
Dalpiás, Élida Cristina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O profissional da contabilidade possui um vasto campo de atuação e atualmente vagas
no mercado de trabalho. Mesmo com as novas tecnologias, a contabilidade possui
seu espaço auxiliando as entidades nas tomadas de decisões e contribuindo assim
para seu crescimento. Para que se torne possível, é preciso que as informações
tenham fidedignidade e que o contador exerça a profissão com ética e com a melhor
qualidade possível, dando aos usuários internos e externos as informações apuradas
corretamente. Com o mercado se tornando mais exigente, a formação acadêmica
quando bem alicerçada, pode auxiliar os discentes com as competências e
habilidades, podendo exercer influência significativa quanto ao futuro do profissional
contábil, se irá ser inserido ou não neste meio. O curso de Ciências Contábeis tem
sido procurado durante os últimos anos com grande frequência entre os cursos de
ensino superior, tendo em vista a sua importância na vida dos indivíduos e sua
promissora ascensão no âmbito empregatício. As habilidades e competências que
foram adquiridas durante o ensino superior poderão auxiliar os discentes a obterem o
êxito profissional. Quando os discentes se tornarem egressos poderão obter as
seguintes variáveis: ser profissionais da contabilidade inseridos no mercado; optar por
pertencer a este meio; ou precisar obter mais qualificação profissional para que entrem
neste mercado competitivo. Ao decorrer desta pesquisa será analisado qual a
perspectiva do futuro profissional quando se tornar egresso do Curso de Ciências
Contábeis da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), apresentando o
perfil do profissional contábil e suas áreas de atuação, adotando a metodologia com
coleta de dados dos discentes, por meio de questionário. A abordagem utilizada
caracterizou-se como quantitativa, visando descrever as características da população
proposta.