EDUCAÇÃO FINANCEIRA: a percepção e o conhecimento dos discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA acerca das possibilidades e estilos de investimentos ofertados às pessoas físicas.
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Data
2020Autor
LISBOA, LUANA DA SILVA
Dalpias, Élida Cristina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante do atual cenário econômico e financeiro, dificuldades atreladas ao
gerenciamento dos recursos financeiros são frequentes por parte dos indivíduos,
tendo em vista os descontroles financeiros que estes possuem em relação as suas
finanças pessoais, ocasionados pela falta de conhecimento na área financeira. As
finanças pessoais bem estruturadas são consideradas o principal passo para um
futuro financeiro saudável, e é por isso que se torna importante buscar
conhecimentos na área financeira, para que assim possam realizar planejamentos
de todas as decisões que serão tomadas referentes aos recursos financeiros. O
planejamento financeiro permite que o indivíduo tenha a capacidade de controlar sua
situação financeira, buscando atender as necessidades e alcançar os objetivos
pessoais no decorrer da vida, e é diante desta situação que se destaca a
importância da Educação Financeira na vida dos indivíduos, sendo assim a pessoa
torna-se capaz de administrar as próprias finanças da melhor forma, tornando-se
hábil para as melhores decisões sobre seus recursos financeiros, objetivando obter
uma vida financeira equilibrada no presente e futuro. O indivíduo obtém o
conhecimento de diversas áreas do ambiente econômico e financeiro, como as
várias formas de trabalhar com seus recursos financeiros, entre elas, o investimento,
que é o ato de aplicar um recurso financeiro, à curto ou à longo prazo, esperando-se
um valor superior ao aplicado. Diante do pressuposto, foi realizada pesquisa
descritiva quantitativa, com o objetivo de identificar a percepção de conhecimento
acerca da educação financeira, voltada para investimentos, dos discentes em
bacharelado em Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Educação e
Meio Ambiente – FAEMA, por meio da aplicação de um formulário que abrangeu um
total de 62 discentes, onde a maioria dos discentes possuem determinado
conhecimento e até mesmo aplicabilidades destes conceitos na vida financeira,
preocupando-se com o futuro financeiro, destacando somente a falta do hábito de
investir financeiramente.