MARKETING DIGITAL E EMPREENDEDORISMO COMO FORMA DE INOVAÇÃO NA ÁREA CONTÁBIL
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/2729/TCC-%20PROTOCOLAR1604435066.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
NORONHA, ERICA DA SILVA LIMA TELES DE
Streit, Sharmilla Antonieta Fávero
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Considerando que as inovações tecnológicas contribuíram para o avanço da contabilidade, e
que, a tecnologia da informação, vêm se difundindo na economia e transformando as formas
de interação entre consumidores e empresas. O presente estudo buscou identificar se os
escritórios contábeis da cidade de Ariquemes-RO, adotam práticas de empreendedorismo e
marketing contábil, bem como o uso das ferramentas digitais e mídias sociais, para
divulgação de seus produtos ou serviços além da captação e fidelização de seus clientes.
Quanto à natureza desta pesquisa, é caracterizada como descritiva com abordagem qualiquantitativa, onde combinou-se revisão bibliográfica e trabalho de campo, composto por
questionários e entrevistas semi-estruturadas, totalizando uma amostra de 14 (quatorze)
participantes, destes 11 (onze) respondentes do questinário aplicado via plataforma google
forms, e 3 (três) por intermédio de entrevistas. O resultados revelaram que os empresários
contábeis utilizam as ferramentas digitais independentemente do porte da empresa, mas em
grande escala oboca a boca, ainda é a maior fonte de propagação de seus negócios. A pesquisa
não contraria outros estudos realizados com a mesma temática, onde observaram a utilização
do marketing em escritórios contábeis de forma embrionária e em fase de desenvolvimento,
mas o advento de novas formas em se consumir produtos e serviços, é reflexo da forte
imposição no setor contábil em aderir às novas tendências digitais. Sugere-se outros estudos
com ênfase no marketing digital no âmbito contábil, para maior valorização dos serviços e
da classe profissional.