dc.contributor | NORONHA, ERICA DA SILVA LIMA TELES DE | |
dc.contributor.advisor1 | Streit, Sharmilla Antonieta Fávero | |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T17:18:35Z | |
dc.date.available | 2020-11-11T17:18:35Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2729 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
à Faculdade de Educação e Meio Ambiente–
FAEMA, para obtenção do Título de
Bacharel em Ciências Contábeis sob a
orientação da Prof.ª Esp.Orientador(a):
Sharmilla Antonieta Fávero Streit. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando que as inovações tecnológicas contribuíram para o avanço da contabilidade, e
que, a tecnologia da informação, vêm se difundindo na economia e transformando as formas
de interação entre consumidores e empresas. O presente estudo buscou identificar se os
escritórios contábeis da cidade de Ariquemes-RO, adotam práticas de empreendedorismo e
marketing contábil, bem como o uso das ferramentas digitais e mídias sociais, para
divulgação de seus produtos ou serviços além da captação e fidelização de seus clientes.
Quanto à natureza desta pesquisa, é caracterizada como descritiva com abordagem qualiquantitativa, onde combinou-se revisão bibliográfica e trabalho de campo, composto por
questionários e entrevistas semi-estruturadas, totalizando uma amostra de 14 (quatorze)
participantes, destes 11 (onze) respondentes do questinário aplicado via plataforma google
forms, e 3 (três) por intermédio de entrevistas. O resultados revelaram que os empresários
contábeis utilizam as ferramentas digitais independentemente do porte da empresa, mas em
grande escala oboca a boca, ainda é a maior fonte de propagação de seus negócios. A pesquisa
não contraria outros estudos realizados com a mesma temática, onde observaram a utilização
do marketing em escritórios contábeis de forma embrionária e em fase de desenvolvimento,
mas o advento de novas formas em se consumir produtos e serviços, é reflexo da forte
imposição no setor contábil em aderir às novas tendências digitais. Sugere-se outros estudos
com ênfase no marketing digital no âmbito contábil, para maior valorização dos serviços e
da classe profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Escritório | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas Digitais | pt_BR |
dc.subject | Marketing Contábil | pt_BR |
dc.title | MARKETING DIGITAL E EMPREENDEDORISMO COMO FORMA DE INOVAÇÃO NA ÁREA CONTÁBIL | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |