Trabalho docente: reflexões sobre o estresse e adoecimento
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Data
2020Autor
Ribeiro, Raquel Correa
Arantes, Ana Claudia Yamashiro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Perspectivas trazidas pela prática docente são intrínsecas e se apoiam no desejo pelo processo
de ensino e aprendizagem. Contudo, sabe-se que na vida diária do professor os estresses são
inevitáveis causando-lhes efeitos adversos. Assim, a motivação dos professores tornou-se uma
questão importante devido à sua responsabilidade de transmitir conhecimentos e habilidades
aos alunos. O objetivo principal deste trabalho buscou refletir sobre o estresse no trabalho
docente e adoecimento. Para isso, foi imprescindível descrever sobre a motivação do trabalho
docente e sua relação com o mesmo, além de explanar sobre trabalho, adoecimento e estresse
laboral e ainda sobre como se demonstra a prática docente em tempos de pandemia da COVID19 e de forma complementar, apontar estratégias para o manejo do estresse. Este estudo é de
natureza descritiva, qualitativa de caráter bibliográfico, com buscas em literaturas dispostas nas
bases de dados da Internet, como Revistas e Bibliotecas Virtuais da SciELO, Periódicos da
CAPES, MEDLINE, LILACS e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Percebeu-se que a
motivação do professor afeta fortemente sua prática docente, evidenciando a necessidade de
evitar fatores que desencadeiam a desmotivação a fim de diminuir os riscos do estresse e
possível adoecimento. A experiência de enfrentar a pandemia da COVID-19 tem desencadeado
no professor o sentimento de fragilidade que afeta o trabalho docente, o estresse pode até ser
imprescindível, contudo, seu gerenciamento é essencial enquanto estratégia para diminuir os
impactos causados pelo adoecimento.